Museu comemora 50 anos com palestra e coral
Publicada em 26/03/2015 às 12:51O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí completa 50 anos de existência neste sábado (28). Para comemorar a data, será realizada a palestra “Museu Histórico e Cultural de Jundiaí 50 anos: Origens e caminhos futuros”, ministrada pela socióloga Creusa Claudino, pelo historiador Alexandre Oliveira e pelo jornalista José Arnaldo de Oliveira. A apresentação do Coral Madrigal Ars Antiqua, às 10h, no Solar do Barão, também é destaque. A entrada é gratuita.
LEIA AS MATÉRIAS ESPECIAIS SOBRE OS 50 ANOS DO MUSEU
Museu Histórico e Cultural comemora 50 anos
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí reúne memória e arte
Integrado pela Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Centro de Memória e G9 Galeria de Arte Pública, o Museu chega aos 50 anos com plena atividade. O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destaca a relevância do cinquentenário. “É um momento marcante para toda a cidade e região, pois o Museu detém um arquivo riquíssimo e uma história importante na formação da cidade”, comenta. “Ele chega aos 50 anos em plena atividade, promovendo diálogo intenso com a comunidade. O objetivo do Governo Pedro Bigardi é investir cada vez mais para que este espaço de cultura material e imaterial passe a fazer parte do cotidiano da população.”
LEIA TAMBÉM
Atrações gratuitas marcam Dia do Teatro e do Circo
Cultura discute ações para ampliar acesso de deficientes
Pianista americana se apresenta no Solar do Barão nesta quinta (26)
Segundo o diretor do Museu, Edgar Borges, a comemoração do cinquentenário se estenderá durante o ano e a programação inclui a publicação do Catálogo dos Acervos do Museu, previsto para o segundo semestre; o lançamento do selo e carimbo comemorativos de 50 anos, em parceria com os Correios; e uma exposição alusiva aos 50 anos. “O cinquentenário é uma data marcante e merece uma programação que chame a atenção, traga as pessoas a fim de discutir o papel na sociedade como espaço de reflexão”, salienta Edgar.
Mais ações
De 2013 para cá, o Museu ampliou as atividades com a realização de exposições reflexivas, ações educativas e realização de eventos culturais voltados à comunidade, o que elevou de forma significativa o número de visitantes no período. “O Museu adotou um perfil de exposições diferenciadas que buscam contemplar acervos antigos e atuais, levando o público refletir sobre seu espaço na história”, assinala o diretor.
Sobre a palestra deste sábado (28), Edgar informa que a proposta é tratar das origens, acervos a fim de mostrar como o Museu se desenvolveu ao longo dos anos e apontar novos caminhos para ampliar sua visibilidade. A respeito do catálogo, o diretor explica que irá incluir os acervos dos equipamentos que compõem o museu. “A intenção é que o catálogo seja usado como fonte de pesquisa nas escolas.”
Por fim, o lançamento do selo e do carimbo, segundo Edgar, tem objetivo de divulgar o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí em todo o País. “Durante um mês, o selo e o carimbo comemorativo do cinquentenário serão utilizados nas correspondências dos Correios, levando o Museu para todo o Brasil”, finaliza.
Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original