Museu comemora 50 anos com palestra e coral

Publicada em 26/03/2015 às 12:51

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí completa 50 anos de existência neste sábado (28). Para comemorar a data, será realizada a palestra “Museu Histórico e Cultural de Jundiaí 50 anos: Origens e caminhos futuros”, ministrada pela socióloga Creusa Claudino, pelo historiador Alexandre Oliveira e pelo jornalista José Arnaldo de Oliveira. A apresentação do Coral Madrigal Ars Antiqua, às 10h, no Solar do Barão, também é destaque. A entrada é gratuita.

LEIA AS MATÉRIAS ESPECIAIS SOBRE OS 50 ANOS DO MUSEU
Museu Histórico e Cultural comemora 50 anos
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí reúne memória e arte

Integrado pela Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Centro de Memória e G9 Galeria de Arte Pública, o Museu chega aos 50 anos com plena atividade. O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destaca a relevância do cinquentenário. “É um momento marcante para toda a cidade e região, pois o Museu detém um arquivo riquíssimo e uma história importante na formação da cidade”, comenta. “Ele chega aos 50 anos em plena atividade, promovendo diálogo intenso com a comunidade. O objetivo do Governo Pedro Bigardi é investir cada vez mais para que este espaço de cultura material e imaterial passe a fazer parte do cotidiano da população.

LEIA TAMBÉM
Atrações gratuitas marcam Dia do Teatro e do Circo
Cultura discute ações para ampliar acesso de deficientes
Pianista americana se apresenta no Solar do Barão nesta quinta (26)

"Solar do Barão" sedia evento comemorativo

“Solar do Barão” sedia evento comemorativo

Segundo o diretor do Museu, Edgar Borges, a comemoração do cinquentenário se estenderá durante o ano e a programação inclui a publicação do Catálogo dos Acervos do Museu, previsto para o segundo semestre; o lançamento do selo e carimbo comemorativos de 50 anos, em parceria com os Correios; e uma exposição alusiva aos 50 anos. “O cinquentenário é uma data marcante e merece uma programação que chame a atenção, traga as pessoas a fim de discutir o papel na sociedade como espaço de reflexão”, salienta Edgar.

Mais ações
De 2013 para cá, o Museu ampliou as atividades com a realização de exposições reflexivas, ações educativas e realização de eventos culturais voltados à comunidade, o que elevou de forma significativa o número de visitantes no período. “O Museu adotou um perfil de exposições diferenciadas que buscam contemplar acervos antigos e atuais, levando o público refletir sobre seu espaço na história”, assinala o diretor.

Sobre a palestra deste sábado (28), Edgar informa que a proposta é tratar das origens, acervos a fim de mostrar como o Museu se desenvolveu ao longo dos anos e apontar novos caminhos para ampliar sua visibilidade. A respeito do catálogo, o diretor explica que irá incluir os acervos dos equipamentos que compõem o museu. “A intenção é que o catálogo seja usado como fonte de pesquisa nas escolas.”

Por fim, o lançamento do selo e do carimbo, segundo Edgar, tem objetivo de divulgar o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí em todo o País. “Durante um mês, o selo e o carimbo comemorativo do cinquentenário serão utilizados nas correspondências dos Correios, levando o Museu para todo o Brasil”, finaliza.

Público prestigia as exposições

Público prestigia as exposições

Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/26/museu-comemora-50-anos-com-palestra-e-apresentacao-de-coral/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original