Lançamento do CD da Romaria será nesta quinta (9)

Publicada em 06/04/2015 às 16:59

O CD comemorativo ao centenário da Romaria Diocesana Masculina “Jundiaí a Pirapora – Centenário de Fé”, vai ser lançado nesta quinta-feira (9), no salão da Paróquia Beato Frederico Ozanam, com entrada gratuita.

Assim como o DVD, a produção e gravação do CD são realizações da Secretaria de Cultura, que subsidiou a produção de 3 mil cópias para as comemorações dos 100 anos da Romaria – agora reconhecida como patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac).

LEIA TAMBÉM
Reunião discute preparativos para ‘Virada Jundiaí’
Crianças podem se divertir de graça no Polytheama
Polytheama volta a ser cinema com ‘O Lucro acima da vida’

CD é uma realização da Secretaria de Cultura

CD é uma realização da Secretaria de Cultura

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, diz que “todo esse acervo, enriquecido com músicas, entrevistas e fotografias, é um registro mais do que merecido de um dos eventos mais importantes e tradicionais da história de Jundiaí”.

Gravado no estúdio Villa Música com produção de Luciano Trinquinato, o CD apresenta sons que eternizam as longas viagens dos peregrinos, como as ladainhas e melodias feitas para as missas, além das canções criadas exclusivamente para esse momento – o Hino do Centenário, a maioria com letra e música de José Edmundo Gut, o Lemão Gut.

Coral da Romaria vai se apresentar no dia do lançamento

Coral da Romaria vai se apresentar no dia do lançamento

Distribuição
A letra do Hino ao Bom Jesus de Pirapora (sempre entoado na igreja da cidade de 15 mil habitantes) foi escrita em 1934 por um dos fundadores. Neste ano, o auge da Romaria, que é a chegada ao santuário, será dia 17 de maio.

A distribuição dos CDs ficará por conta da Associação dos Romeiros, que prevê a entrega das cópias entre músicos, romeiros e a Diocese de Jundiaí. Alguns CDs também serão doados como parte do acervo da Secretaria de Cultura. A gravação das músicas teve acompanhamento do Coral da Romaria, do Coral Sertanejo da Associação Jundiaiense de Música Sertaneja, do Grupo Cantores do Caxambu e também da Banda São João Batista.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo pessoal/Vânia Feitosa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/06/lancamento-do-cd-da-romaria-sera-nesta-quinta-9-com-entrada-gratuita/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original