Poly volta a ser cinema nesta quinta (9) com entrada franca

Publicada em 06/04/2015 às 16:43

Nesta quinta-feira (9), a partir das 20h, o Teatro Polytheama retorna às origens centenárias: um filme será exibido ali. Com entrada gratuita ao público, trata-se de uma engajada produção brasileira chamada “O Lucro Acima da Vida”, que mostra um caso trágico de meio ambiente e a difícil luta de trabalhadores contra uma multinacional em Paulínia.

Muitas pessoas se lembram desse caso, ocorrido num bairro chamado Recanto dos Pássaros, naquela cidade, que revelou ao País uma contaminação de águas, solo e muitas mortes. O que o filme dirigido por Nic Nilson consegue mostrar é como o que parecia impossível foi alcançado por três pessoas simples.

O elenco especial inclui Zezé Mota, Ailton Graça, Mateus Carrieri e Pedro Pauleey, com 90 minutos e censura de 12 anos.

LEIA TAMBÉM
Reunião discute preparativos para ‘Virada Jundiaí’
Cultura abre inscrições para a ‘Virada Jundiaí’ 2015
Inscrições para Mostra de Dança se encerram nesta segunda (6)

Os ingressos podem ser retirados nesta quinta-feira (9), a partir das 9h na bilheteria do teatro.

Os ingressos podem ser retirados nesta quinta-feira (9), a partir das 9h na bilheteria do teatro.

Embora Jundiaí tenha vivido algo parecido na luta que impediu a instalação de uma termelétrica em plena área da Serra do Japi, em 1999, o caso é bem mais extremo e dramático.

O FILME
No filme, D’Marco (Déo Garcez) vive um trabalhador da multinacional Shell que está prestes a se aposentar. Vive contando os dias e as horas para se mudar para a beira de um lago, ter muita pescaria e uma vida pacata e muito sossegada. Mas ultimamente tem presenciado acontecimentos estarrecedores e desmandos incontáveis por parte da empresa, testemunhando mortes, doenças, dificuldades e destruição, tanto na fábrica como no bairro do entorno da mesma. Ele quer cair fora.

Mas ele acaba se tornando o porta voz de homens, mulheres e crianças que sofrem com tudo isso. No começo, luta sozinho. Mais tarde, ao conhecer o sindicalista Mattos e o amigo Morales, formam um trio de ferro que nunca desiste e que por 12 anos vão infernizar a vida da empresa.

Mr. Mike, uma espécie de chefão geral da gigante multinacional em Paulínia, está disposto a endurecer e não respeitar nem acatar ordem alguma da Justiça. E traça um plano de protelação por anos a fio, juntamente com o advogado de nome Dan. Querem cansar e fazer desistir o grupo, que luta por um plano de saúde vitalício para todos os que estão contaminados.

O diretor Nic Nilson estará presente e vai conversar com o público, depois do filme.

Ingressos
Os ingressos podem ser retirados nesta quinta-feira (9), a partir das 9h na bilheteria do Polytheama. O endereço é rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelos telefones 4586-2472 ou 4521-0971.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/06/polytheama-volta-a-ser-cinema-com-o-lucro-acima-da-vida/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original