População entra na guerra contra o Aedes aegypti em Jundiaí

Publicada em 08/04/2015 às 17:31

Na casa da moradora Simone Domingues, na Vila Hortolândia, a preocupação em manter o quintal limpo e sem água parada é constante. Os pratinhos dos vasos de plantas foram eliminados, não há recipientes com água acumulada e muito menos entulho.

“Aqui em casa ninguém teve dengue. Mas tenho vários parentes que moram em Sorocaba e em Campo Limpo Paulista que estão doentes. Sei como é ruim, então não descuido. Toda vez que chove eu saio olhando para ver se tem água parada em algum lugar”, contou a dona de casa. Ela recebeu a visita de uma equipe durante o programa Prefeitura em Ação Contra a Dengue, nesta quarta-feira (8). “Infelizmente, nem todo mundo tem consciência de que precisa fazer sua parte”, lamentou.

LEIA TAMBÉM
Confira as fotos da Ação pela cidade
Alunos vistoriam escolas e fazem ‘dever de casa’
‘Prefeitura em Ação Contra a Dengue’ percorre a cidade

Centros esportivos entram na ‘guerra’ contra mosquito da dengue

Equipes orientam moradores: cuidados contra a dengue

Equipes orientam moradores: cuidados contra a dengue

Assim como Simone, muitos moradores visitados nesta quarta pelas equipes da Prefeitura de Jundiaí mostraram que estão conscientes da importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Mas o trabalho não pode parar.

“O controle da dengue depende muito do apoio da nossa população, da limpeza dos quintais. É nesse sentido que estamos disparando essa ação com mais de 200 profissionais na rua”, afirmou o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

O gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata, também destacou a importância da conscientização. “Nosso principal objetivo é orientar e sensibilizar os moradores para que cada um tome uma atitude agora, nesse momento. E quando encontramos criadouros do mosquito, orientamos a retirada imediata.”

Consciência
A moradora Ana Maria Bassial também se diz preocupada com a dengue e por isso mantém o quintal sempre limpo. “Estou até trocando algumas telhas porque elas acumulam água quando chove. Vou colocar uma telha lisa. Além disso, mantenho a laje sempre limpa. Tenho muito medo de ter dengue”, disse.

Ação também contou com a Defesa Civil

Ação também contou com a Defesa Civil

As equipes coordenadas pelo Centro de Zoonoses devem visitar pelo menos 4,5 mil imóveis em 30 bairros diferentes da cidade: Vila Nambi, Ruy Barbosa, Vila Santana, Jundiaí Mirim, Jd. Roma, Colônia, Ponte São João, Vila Joana, Vila Aparecida, Jardim Pacaembu, Vila Hortolândia, Engordadouro, Jardim Scala, Jardim Tulipas, Vianelo, Cidade Jardim, Jardim do Lago, Vila Esperança, Agapeama, Vila Cristo, São Camilo, Vila Aparecida, Jundianópolis, Bonfiglioli, Medeiros, Anhangabaú, Jardim das Hortênsias, Jardim Guanabara, Vila Alvorada, Água Doce e Centro.

A ação de visitas casa a casa contou com profissionais do Centro de Zoonoses, dos agentes de saúde da rede municipal e também da Defesa Civil.

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/08/populacao-entra-na-guerra-contra-o-aedes-aegypti-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original