Alunos vistoriam escolas e fazem ‘dever de casa’

Publicada em 08/04/2015 às 15:35

Mais de 20 mil alunos da rede municipal de Educação também participaram, nesta quarta-feira (8), do ‘Prefeitura em Ação Contra a Dengue’. O secretário de Educação, José Renato Polli, acompanhou de perto o trabalho na Emeb Professor Geraldo Pinto Duarte Paes, no Jardim Ermida 2. Ao todo, 51 escolas de Ensino Fundamental foram envolvidas na iniciativa da Prefeitura de Jundiaí.

CONFIRA AS FOTOS

Você pode enviar fotos ou vídeos de sua participação

MAIS PREFEITURA EM AÇÃO CONTRA A DENGUE
Terminais de ônibus recebem limpeza constante
Espaços da secretaria de Cultura recebem vistoria
Serviços Públicos reforça limpeza em áreas da cidade
‘Prefeitura em Ação Contra a Dengue’ percorre a cidade
Centros esportivos entram na ‘guerra’ contra mosquito da dengue

Estudantes levam ensinamentos para casa: cidadania

Estudantes levam ensinamentos para casa: cidadania

Para formar ‘agentes mirins’ no combate ao Aedes aegypti, os professores orientaram as crianças sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Depois, foi a vez de colocar em prática o que aprenderam. Com um check list em mãos, os alunos vistoriaram todos os cantos das escolas. A ideia é que, em casa, repitam a ação com os pais.

“Meu tio teve dengue e ficou muito mal. Eu já sabia algumas coisas, mas agora aprendi mais. O mosquito está sendo mais esperto do que nós. Por isso temos que cuidar do meio ambiente. Aqui na escola, junto com meus amigos, vamos retirar folhas para não empossar água na grelha. Vamos fazer a nossa parte”, comentou Amanda de Oliveira Barreto, aluna do 5º ano da Emeb Geraldo, empolgada com a atividade.

José Renato Polli, secretário de Educação, com alunos

José Renato Polli, secretário de Educação, com alunos

Exemplo
Para o secretário, a ação educativa e preventiva realizada de forma integrada entre as secretarias só trará ganhos para a cidade. “Trata-se de uma atividade importante de conscientização e combate, porque já existe uma epidemia no Estado. É, sem dúvida, um grande trabalho educativo que se dá dentro e fora da escola. Tenho esperança que a população ajudará a resolver esse problema”, destacou.

A vice-diretora da unidade, Karina Verardo, também aprovou a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí. “Está sendo uma atividade muito importante. Estamos mostrando aos alunos que só com união de esforços, vamos evitar a dengue. A partir do que foi feito hoje, eles passarão a ter um olhar diferenciado para a questão e levarão as informações para as famílias.”

Todos os estudantes envolvidos na iniciativa levaram para casa um panfleto com orientações e dicas de locais para vistoria com os pais.

A ação
A Secretaria de Saúde conta com 19 equipes, que farão durante todo o dia o trabalho de visitas nas casas. Os 20 centros esportivos também receberam limpezas feitas pelos administradores e a Secretaria de Transportes vistoriou os terminais de ônibus e passará pelo Complexo Fepasa. As 51 escolas municipais do ensino fundamental também entraram nessa luta contra a dengue.

A população também pode fazer parte dessa iniciativa enviando fotos por meio de mensagem privada (inbox) na página do Facebook da Prefeitura de Jundiaí.

Roberta de Sá
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/08/contra-a-dengue-alunos-vistoriam-escolas-e-fazem-dever-de-casa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original