Contra a Dengue: espaços culturais recebem vistoria

Publicada em 08/04/2015 às 15:15

Como parte do programa “Prefeitura em Ação Contra a Dengue”, a Secretaria de Cultura e o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão, se mobilizaram na manhã desta quarta-feira (8) para vistoria das respectivas estruturas. O objetivo foi detectar e eliminar possíveis focos e acúmulo de água.

CONFIRA AS FOTOS

Todos os locais averiguados pelos funcionários estavam limpos e não foram encontrados nenhum sinal ou ameaça de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Você pode enviar fotos ou vídeos de sua participação

MAIS PREFEITURA EM AÇÃO CONTRA A DENGUE
Alunos vistoriam escolas e fazem ‘dever de casa’
Terminais de ônibus recebem limpeza constante
Serviços Públicos reforça limpeza em áreas da cidade
‘Prefeitura em Ação Contra a Dengue’ percorre a cidade
Centros esportivos entram na ‘guerra’ contra mosquito da dengue

Retirada de bromélias para prevenção contra a dengue

Retirada de bromélias para prevenção contra a dengue

No Solar do Barão, segundo Osvaldo Borges de Carvalho, agente operacional externo do museu, a manutenção é feita diariamente. “Todos os dias nós verificamos o jardim, limpamos e organizamos”, comentou. “Nós até tiramos as bromélias, que poderiam se tornar focos da dengue e substituímos por outras plantas.”

Compostagem de folhas secas e recolhimento das grandes folhas caídas dos coqueiros são regularmente manuseadas para não acumularem água devido ao formato curvo, também como forma de prevenção da parte do Museu.

Desumidificadores esvaziados mais de uma vez

Desumidificadores esvaziados mais de uma vez

Lafaete Fernandes, agente operacional interno do Museu, informou que também são diariamente retirados e esvaziados os compartimentos dos desumidificadores (necessários para preservação do acervo). “Mais de uma vez no mesmo dia retiramos a água dos compartimentos. Quando estamos fechados por causa de um feriado prolongado, essa aparelhagem é desligada.”

Atenção
Alexandre Oliveira, historiador e educador do museu, destaca o trabalho desenvolvido. “Contamos com a sorte de termos funcionários cuidadosos, que se preocupam previamente com a questão ‘focos da dengue’. Um bom exemplo foi a retirada das bromélias, que eram um fator de risco para funcionários e também o grande fluxo de entrada e saída de pessoas.”

Já na Secretaria de Cultura, que conta apenas com área de trabalho coberta, a equipe da limpeza se encarrega de cuidar detalhadamente da manutenção da sacada. As vassouras são usadas para desobstrução das calhas, evitando assim o acúmulo de água. Segundo o agente operacional Fernando Moreira, a manutenção é feita constantemente. “Foi realizada uma limpeza completa com descarte autorizado de material que poderia acumular água das chuvas”, lembrou. “A manutenção é diária e sempre com intuito preventivo.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/08/contra-a-dengue-espacos-culturais-recebem-vistoria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original