Ministério da Cultura faz debate em Jundiaí sobre Conselho

Publicada em 10/04/2015 às 12:04

A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal da Cultura realizam, nesta segunda-feira (13), às 19h, debate sobre a importância e fortalecimento da participação popular, com a presença de Henry Durante, assessor do Ministério da Cultura (Minc).

O debate, que será realizado na data da reunião ordinária do Conselho de Cultura, no Solar do Barão, será aberto à população. A iniciativa faz parte da política de valorização da cultura e fortalecimento da participação popular, defendido pelo prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Contra a Dengue: espaços culturais recebem vistoria
Inscrições para artistas da Virada terminam na sexta (10)
Oficina cultural de criação é oportunidade divertida para crianças

Henry Durante (de chapéu), durante evento realizado em Jundiaí

Henry Durante (de chapéu), durante evento realizado em Jundiaí

De acordo com Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, o debate surge para suprir a necessidade de divulgar a importância do debate com a sociedade na construção das políticas públicas culturais. “É necessário que as pessoas estejam envolvidas nessas discussões para legitimar cada vez mais as ações do Conselho de Cultura”.

Segundo Eliane, essa ação pretende também atrair novos artistas e lideranças para que atuem no Conselho, ajudando na elaboração e consolidação das políticas públicas.

Quem é
Henry Durante é um dos representantes do Ministério da Cultura mais solicitados para participar de palestras e debates em todo o Estado de São Paulo. Ele é mestre em Mudança Social, Participação Política e Ciências Sociais pela USP, com especialização em Gestão Cultural na Universidade de Girona, na Espanha.

É assessor do Ministério da Cultura e atua na coordenação da implantação do Sistema Nacional de Cultura e das conferências de cultura municipais, intermunicipais, livres, setoriais e estadual no estado de São Paulo.

Segundo Henry, o poder público e a sociedade precisam atuar juntos para que as políticas culturais ganhem legitimidade. “É importantíssima a participação da sociedade civil na proposição, mobilização, diálogo, fiscalização e construção de políticas públicas. O poder público pode e deve aprender com a sociedade civil e vice-versa. A palavra é pactuar, ou seja, construir junto“.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/10/ministerio-da-cultura-faz-debate-em-jundiai-sobre-conselho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original