Iniciam Audiências Públicas do Plano de Segurança

Publicada em 11/04/2015 às 18:43

A Prefeitura de Jundiaí realizou, neste sábado (11), a primeira audiência pública para discutir o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania, na Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves.

Lideranças, representantes de comunidades e moradores em geral de todo o Vetor Oeste participaram deste primeiro encontro, que contou com a presença do comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) “Grupo Barão de Jundiahy”, o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa.

LEIA TAMBÉM
Prefeito vistoria obra de asfalto na Vila Hortolândia
Nos cemitérios, batalha contra a dengue é reforçada
Moradores pedem bom senso no crescimento em Jundiaí

Audiências começaram pelo Vetor Oeste

Audiências começaram pelo Vetor Oeste

O coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, apresentou as metas e desafios propostos no plano para os participantes, as ações que já estão em andamento e, no final, abriu para que as pessoas dessem sugestões e contribuições.

Para o padre Adriano Ferreira Rodrigues, pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Novo Horizonte, o plano vai funcionar como um trabalho preventivo da violência. “Não adianta apenas o combate e repressão, são necessárias também ações de cunho social, de estrutura, para não precisar sempre remediar”, afirma.

O pároco destaca que será um multiplicador das informações debatidas na audiência e levará as informações para as comunidades. “Esse canal aberto com a população é muito positivo.”

Já para José Roberto Arantes, líder do Coletivo Vetor Oeste e morador do Residencial Jundiaí, ter audiências públicas para ouvir a população na elaboração de um plano é fundamental. “Só quem vive com a realidade que vai saber listar as reais necessidades de cada região”, diz.

Antônio Zeber Filho, morador do Jardim do Lago, ficou tão interessado em conhecer o plano que decidiu participar deste primeiro encontro. “É muito interessante essa abertura para que a participação possa participar. Quando o encontro for no meu bairro, certamente estarei presente para contribuir com sugestões”, afirma.

Participaram ainda desta primeira audiência o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari, a titular da Coordenadoria da Mulher, Marilza Campos, e a vereadora Marilena Negro.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Segundo o prefeito Pedro Bigardi, a participação da população é essencial para elaboração de estruturas e diretrizes que atendam aos anseios de todos.

Os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir as sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí. A próxima audiência será na quarta-feira (15), às 19h, na Emeb Marcos Gasparian, no Centro.

 coordenador-executivo do GGIM,  José Carlos Pires: 10 desafios e 35 metas

coordenador-executivo do GGIM, José Carlos Pires: 10 desafios e 35 metas

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê retirar os jovens de grupos em situação de risco; reduzir a população em situação de rua e as áreas de vulnerabilidade social; prevenir a violência nas escolas e reduzir os crimes contra a vida, dentre outros desafios.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal; regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Kadija Rodrigues
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/11/vetor-oeste-participa-da-primeira-audiencia-publica-do-plano-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original