Tombamento da Casa Rosa será tema de audiência na Câmara

Publicada em 14/04/2015 às 11:36

Em sessão presidida pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), será realizada no dia 6 de maio, às 19h, na Câmara Municipal, uma audiência pública que vai tratar do tombamento do imóvel conhecido como Casa Rosa. A audiência é necessária porque faz parte do processo do tombamento.

Maria Angélica Ribeiro, presidente do Compac, lembra que a participação popular é essencial para que haja um posicionamento da sociedade, com esclarecimento sobre a iniciativa. “A expectativa do Compac é que a população se manifeste com relação a este assunto. Localizado em uma das vias mais significativas para a história de Jundiaí, o imóvel remanesce como referência da paisagem central de um momento histórico de desenvolvimento da cidade.”

LEIA TAMBÉM
Ponte Torta é tratada com resistência biológica
Moradores pedem bom senso no crescimento em Jundiaí
Crianças aprendem através de música de Orquestra no Polytheama

Imóvel na região central é considerado histórico

Imóvel na região central é considerado histórico

O imóvel conta com grande parte dos elementos antigos preservados e um projeto de restauro valorizaria o espaço, segundo Maria Angélica. De acordo com a presidente, o tombamento é de suma importância porque deve garantir o valor arquitetônico. “Constitui-se num edifício que remete ao trabalho dos capomastri, construtores e mestres de obra italianos que imigraram e foram responsáveis por difundir a técnica construtiva em alvenaria de tijolo em Jundiaí“, lembra.

A presidente do Compac informa que haverá pronunciamento favorável dos conselheiros pelo tombamento, principalmente pelo reconhecimento como patrimônio cultural de Jundiaí, ao integrar o Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí, o IPPAC.

Proteção
Criado em 2007, o Compac é o órgão responsável pela proteção do patrimônio cultural de Jundiaí. Composto por representantes da sociedade civil organizada e de órgãos e instituições públicas, o conselho reúne-se uma vez por mês, quando são analisados e deliberados os processos de inventário, tombamento, registro imaterial, registro documental e as propostas de intervenção nos conjuntos urbanos protegidos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/14/tombamento-da-casa-rosa-sera-tema-de-audiencia-na-camara/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original