Ponte Torta é tratada com resistência biológica

Publicada em 10/04/2015 às 18:35

Os técnicos que trabalham na conservação da Ponte Torta começaram na manhã desta sexta-feira (10) os preparativos da etapa final de tratamento dos elementos antigos da estrutura. Trata-se da aplicação da chamada “calda bordalesa”, uma solução biocida baseada em sulfato de cobre que deve aumentar a resistência dos tijolos antigos (e também aqueles que foram repostos) durante ação da umidade e dos fungos.

O trabalho é parte do projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta, que resgatou uma ampla gama de informações sobre o papel histórico, urbanístico e afetivo junto à comunidade, desenvolvendo uma série de ações voltadas para a conservação da ponte de 1.888 e que chega a monumento por essa atribuição de valor.

LEIA TAMBÉM
Moradora resgata história do ‘beco da Ponte Torta’
Moradores pedem bom senso no crescimento em Jundiaí
Especialistas do Iphan fazem visita técnica ao Complexo Fepasa

O tratamento depende do material da ponte estar seco

O tratamento depende do material da ponte estar seco

“As chuvas atrasaram um pouco essas medidas porque algumas delas dependiam do material um pouco mais seco”, afirmou Daniela da Camara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente, sobre os trabalhos feitos pelo Estúdio Sarasá.

A medida prévia do trabalho que está sendo iniciado é a aplicação do chamado “hidrofugante”, que visa ampliar a conservação dessa antiga construção mas pede a condição do material estar seco. Trata-se de uma resina que reduz o umedecimento (absorção de água) nos tijolos.

Essas medidas visam aumentar a resistência do monumento às condições naturais, explica a gestora de projetos culturais Flávia Sutelo. Todas elas, incluindo a aplicação pontual nas argamassas de uma mistura de água, cal e óxido de ferro, fazem parte do processo chamado de veladura e que tem períodos de descanso do material entre cada etapa.

Local das obras: tijolos de até 127 anos

Local das obras: tijolos de até 127 anos

Belvedere
Nas próximas semanas o trabalho também vai ser iniciado na implantação de um pequeno mirante (belvedere) na ladeira de acesso à Esplanada do Monte Castelo, buscando proporcionar uma visão do papel antigo da ponte.

Outros projetos em desenvolvimento irão tratar posteriormente da iluminação e do paisagismo do entorno do monumento.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/10/ponte-torta-e-tratada-com-resistencia-biologica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original