‘Oficinas Culturais’ têm início com boa aprovação da população

Publicada em 22/04/2015 às 14:43

As ‘Oficinas Culturais’ promovidas pela Secretaria de Cultura tiveram início com boa participação. O programa é uma meta do prefeito Pedro Bigardi de ampliar a oportunidade de acesso à cultura para todos, aumentando as possibilidades em mais áreas da cidade. O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou a importância da iniciativa para a cidade.

“O programa ‘Oficinas Culturais’ já consagrou e o espelho disso é a grande procura pelas aulas dos profissionais de alto nível. As oficinas têm a finalidade de fazer uma crítica em relação à importância das artes, provocando no cidadão o interesse no mundo da cultura.”

LEIA TAMBÉM
Tombamento da Casa Rosa será tema de audiência na Câmara
Jovens podem opinar sobre a programação cultural em Jundiaí
Sarau permite compartilhar a manifestação cultural espontânea

Oportunidade para desempenho criativo infantil

Oportunidade para desempenho criativo infantil

Tércio complementou: “Nós estamos satisfeitos com a aprovação que recebemos da população. Eles reconhecem a qualidade dos cursos que são ofertados e isso nos credencia a dizer que este programa cada vez vai se ampliando mais”.

A primeira oficina a se apropriar do espaço designado foi a Criando: Do Nada ao Tudo! da arte-educadora, Giovanna Catossi Cardin, que trouxe para a turma de crianças de 7 a 13 anos uma dinâmica criativa, partindo da simplicidade de um copo descartável.

“A proposta da primeira aula foi saber o que eles conheciam da arte, mostrar o intuito da oficina, que é a criação, e realizar uma atividade na qual pudessem transformar um material simples, como um copo, em objeto artístico, que dentro da opinião do pequenos, transformou-se numa história em quadrinhos”, comentou Giovana, sobre o início da oficina – realizada semana passada.

Andréia Aparecida Santos acompanhou o filho Raul Santos, de oito anos, no primeiro dia de oficina. “Isso é ótimo! É um aprendizado a mais que meu filho vai ter, ainda mais que ele se interessa muito por arte e desenhos!”, comentou Andréia.

Já no Retiro, na Paróquia São José Operário, a oficina Teatro para Idosos mesclou muita animação e disposição para o início das atividades que envolvem, segundo Joelma Marcolino, atriz/contadora de histórias e ministra da oficina, técnicas do teatro juntamente a de contação de histórias, “O intuito é provocar o idoso para que seja mais ativo, para que se derrubem os mitos da velhice, aquelas falsas verdades de que a vida acabou”. Ainda segundo Joelma, a oficina “é uma oportunidade de geração de renda, qualquer festa infantil recebe muito bem uma contação de histórias elaborada e profissional”.

Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária, comemorou o feito, “O Retiro já tinha uma demanda para a oficina, então decidimos levá-la para o bairro em parceria com a UBS, proporcionando melhor locomoção e criando um hábito cultural positivo na comunidade”.

História
Na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, iniciou-se a oficina História da Arte: Da Pré História ao Renascimento, com a professora Heloísa Gregori, graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista no ensino de desenho pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Heloísa ressaltou o objetivo da oficina. “Vou me basear na metodologia da explanação e interação com os alunos, para que absorvam os conceitos básicos de arte, dos períodos que iremos estudar, da pré-história ao renascimento.”

A atenta aluna da oficina, Carla Marani, erguia as mãos a todo momento para sanar as dúvidas e interagir com os colegas. “Eu gostei muito. Aqui vou ampliar meus conhecimentos!”, determinou Carla.

Outras oficinas se iniciarão ainda nesta semana. No sábado (25) “Oficina de Teatro Infantil” e “Fotografia para crianças” dão a largada. Já na segunda-feira (27), “Criação e Edição Literária – Crônica, Conto e Poesia” e “Imagem e Web – Da Arte ao Noticiário” farão sua estreia.

Na terça-feira (28), a “Oficina de Percussão” e “Teoria e Prática Fotográfica” começarão. Na quinta-feira (30), abrem-se as portas para o “Jazz infantil” e “Danças populares brasileiras”.

Mais informações diretamente na Casa da Cultura, que fica na rua Barão de Jundiaí, 868, Centro, ou pelos telefones (11) 4521-6922 / 4521-1430.

Teatro para Idosos tem ótima aceitação

Teatro para Idosos tem ótima aceitação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/22/oficinas-culturais-tem-inicio-com-boa-aprovacao-da-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original