Núcleo de Samba ‘Bumbo do Japi’ grava DVD na TVE

Publicada em 27/04/2015 às 17:04

Na tarde desta segunda-feira (27), o Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi grava nos estúdios da TVE o primeiro DVD com músicas de compositores consagrados do samba paulista como Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro, Zeca da Casa Verde, entre outros destacados músicos paulistas.

Os músicos João Fernandes, Araê Souza, Luccas Martins, Almir Ferreira (Deda), Alexandre Franco, Marcelo Franco e Henry Durante – este pesquisador de cultura popular – formaram o Núcleo Bumbo do Japi com a finalidade de difundir o samba paulista e incentivar novos compositores para a criação de sambas autorais. “Jundiaí tem grande sambistas e esse é um movimento para que eles se apresentem, divulguem trabalhos em nossa roda e conheçam um pouco da história do samba paulistano“, diz o vocalista João Fernandes.

LEIA TAMBÉM
Polytheama comemora Dia Internacional da Dança
Mostra de Dança 2015 já tem atrações confirmadas
Oficina de Violino e Viola na Pinacoteca é oportunidade a jovens
Orquestra Municipal de Jundiaí emociona na estreia da temporada

Gravação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido

Gravação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido

Para saudar os baluartes do samba paulista, no domingo (26) o grupo fez um tributo ao reverenciado Geraldo Filme, cantor, compositor e militante negro brasileiro. Ele, inclusive, foi participante das antigas manifestações populares de São Paulo, sobretudo das então reprimidas movimentações culturais da população negra. Geraldo tem o nome ligado à história do Carnaval paulista, tendo marcado presença nas escolas Unidos do Peruche e Vai-Vai.

Formação valiosa
O projeto, que tem apoio da Secretaria de Cultura por meio da Diretoria de Ação Comunitária, se divide em momentos da cantoria de sambas clássicos, dos sambas autorais dos participantes e momentos para contar um pouco da história e origens do samba paulista. Os encontros do Bumbo do Japi são feitos todo terceiro domingo de cada mês, no Barracão Capoeira Idalina.

Nessa edição, as cantoras Soraia Ioti, estudiosa sobre Adoniram Barbosa, e a jovem Juliana de Deus prestaram uma homenagem a Adoniran com sambas famosos do cantor, compositor e humorista que viveu em Jundiaí e foi aluno da escola Siqueira de Moraes.

Eliane da Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária, informa que a gravação do DVD é um reconhecimento da importância do projeto por parte do governo Pedro Bigardi. “Jundiaí tem papel fundamental na história do samba paulista. A Secretaria de Cultura procura incentivar projetos como esse, que busca reviver as tradições culturais tão valiosas para a formação cultural e social das comunidades. Essa iniciativa do Bumbo do Japi contribui muito para conhecermos mais sobre a nossa própria história”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/27/nucleo-de-samba-bumbo-do-japi-grava-dvd-na-tve/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original