Procon orienta consumidor para compras do Dia das Mães

Publicada em 27/04/2015 às 16:20

A procura de consumidores pelo Procon costuma se intensificar logo após as datas comemorativas, como o Dia das Mães, no próximo dia 10. Quem aponta a movimentação é o coordenador da instituição, Adilton Garcia. “A principal queixa está relacionada a problemas com trocas dos presentes ou o não cumprimento do que foi combinado no ato da compra. Por isso, é sempre importante estar alerta e ciente dos prazos de troca”, aconselha.

LEIA TAMBÉM
Dia da Cidadania mostra união intensa no Jardim Tamoio

Procon nos Bairros registra quase 1 mil atendimentos em 3 meses

Uma conversa realizada na manhã desta segunda-feira (27), na sede do órgão, serviu para que o coordenador explicasse dicas simples e valiosas, que vão ajudar para que o presente não se transforme numa dor de cabeça. A data deve ser marcada pela alta procura por eletroeletrônicos – como notebooks, celulares, smartphones ou tablets.

Adilton explica dicas simples que podem ajudar o consumidor

Adilton explica dicas simples que podem ajudar o consumidor

Duas características importantes: um volume considerável dessas compras deverá ser concretizado pela internet. A empresa com maior número de reclamações no Procon de Jundiaí atua com telefonias móvel e fixa.

O primeiro passo do consumidor consciente é fazer a boa e velha pesquisa de preços. Hoje, com a internet, a consulta é mais fácil. Desconfie sempre quando o produto estiver com o preço muito abaixo dos praticados no mercado”, comenta Adilton.

A troca do produto, por exemplo, só é feita mediante defeito. Por legislação, todo bem durável tem garantia legal de 90 dias. Alguns produtos costumam vir de fábrica com garantias maiores, como um ano. Porém, conforme explica o responsável pelo Procon, cada loja tem uma política de trocas distinta no caso de desagrado posterior pelo modelo, cor ou tamanho do produto. Por isso, é importante saber qual a política do vendedor nesse caso.

Trocas
“A legislação prevê até sete dias para trocas por desagrado em compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet. O cliente pode desistir da compra nesse tempo e ter o dinheiro devolvido”, esclarece Adilton, lembrando que o maior índice de atrasos na entrega de produtos ocorre justamente para compras via web.

“Um site de vendas confiável tem de ter, em fácil visualização, o endereço físico da loja, um telefone para contato, e-mail, razão social, CNPJ e o cadeado na barra de endereços que indica a segurança do ambiente. O Procon, inclusive, dispõe de uma lista com sites que não são confiáveis.”

Além do Procon, outro canal importante é o consumidor.gov.br, site do Governo Federal que faz a interação entre o cliente e as empresas cadastradas nesse ambiente.

Thiago Secco
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/27/procon-orienta-consumidor-para-compras-do-dia-das-maes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original