Plano de Segurança surpreende moradores da Vila Rami

Publicada em 28/04/2015 às 18:19

Os moradores da região da Vila Rami ficaram surpresos com a apresentação do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania durante a sexta audiência pública realizada na segunda-feira (27), na Emeb Antônio Loureiro, na Vila Helena.

Eles também elogiaram o trabalho da Guarda Municipal e o serviço prestado à população. “Eu fiquei impressionado com a agilidade que os guardas municipais atenderam um pedido que eu fiz em uma outra ocasião. Além da rapidez, os integrantes da corporação são muito educados”, disse o comerciante Roberto Bento Mendes, morador há mais de 60 anos na Vila Rami.

LEIA TAMBÉM
Oito estabelecimentos são notificados após operação
Plano de Segurança e Cidadania prevê participação da comunidade
Prefeitura participa de Fórum sobre segurança pública em São Paulo

O coordenador do GGIM, José Carlos apresentou o plano para moradores

O coordenador do GGIM, José Carlos apresentou o plano para moradores

O comerciante também destacou a preocupação da atual administração em convidar a população para debater a segurança pública. “Nenhum governo nos mostrou e nos deu oportunidade de participar de um plano de qualquer área.”

O aposentado João Pedro Chiqueto, também morador da Vila Rami, ressaltou a iniciativa de cercar algumas praças do bairro. “A praça José Pereira Páscoa ficou excelente após ter horário para abrir e fechar, é necessário ter esse controle de quem frequenta um espaço público”, disse.

Nessa audiência, assim como as anteriores, houve a presença de representantes da Associação dos Vigias Autônomos de Jundiaí e região. Segundo o presidente, Celso Antonio Morão, como o plano prevê a integração dos vigias no trabalho com as forças policiais e a regulamentação da classe, os encontros contribuem para saber as reais necessidades de casa bairro.

A sexta audiência contou com a representação da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Jundiaí.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Segundo o prefeito Pedro Bigardi, a participação da população é essencial para elaboração de estruturas e diretrizes que atendam aos anseios de todos.

Segundo o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrado (GGIM), José Carlos Pires, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir a sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí. A próxima audiência será nesta quarta-feira (29), às 19h, na Emeb Joaquim Candelária de Freitas, na Cidade Luiza, região da Vila Hortolândia.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê retirar os jovens de grupos em situação de risco, reduzir a população em situação de rua e as áreas de vulnerabilidade social, prevenir a violência nas escolas e reduzir os crimes contra a vida, dentre outros desafios.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Kadija Rodrigues
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/28/plano-de-seguranca-surpreende-moradores-da-vila-rami/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original