FMJ e Colégio Degraus têm pesquisa premiada em Milão

Publicada em 29/04/2015 às 17:47

Rafaela recebeu o certificado da Fundação Italiana de Pesquisa Jr.

Rafaela recebeu o certificado da Fundação Italiana de Pesquisa Jr.

A aluna Rafaela Fonseca, do Ensino Médio do Colégio Degraus, acompanhada da professora Clarissa Scolastici Basso apresentou o projeto de iniciação científica no I Giovani e le Scienze (Os Jovens e as Ciências) 2015, em Milão, na Itália, entre os dias 9 e 11 de abril.

O projeto, intitulado “Anti -cd4 / cd8, nac (n-acetylcysteina) e exercícios físicos em condições hiperglicêmicas reduzem o processo inflamatório de glândulas salivares” é uma parceria com o PIBIC Junior da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), especificamente com linha de pesquisa de diabetes, do professor Eduardo José Caldeira.

A pesquisa foi premiada com o certificado de Mérito em Pesquisa da Fundação Italiana de Pesquisa Jr.

LEIA TAMBÉM
FMJ atende 120 pessoas no Dia da Voz
Parque do Trabalhador espera mais de 30 mil
No Jardim Tarumã, um novo passo para a saúde

O programa PIBIC Junior é o único deste gênero na região de Jundiaí, em que pesquisadores auxiliam escolas de segundo grau a desenvolver projetos científicos e feiras de ciência, oferecendo assessoria para pesquisas científicas. Segundo os pesquisadores da FMJ, isso permite um desenvolvimento do aluno e maior preparo científico. Foi desta forma que a aluna, Rafaela Fonseca, e a professora Clarissa iniciaram as pesquisas, no próprio colégio, sob supervisão de Caldeira.

Tratamentos
A aluna recebeu assessoria para desenvolver o trabalho na área do diabetes. O estudo foi realizado durante 12 meses, período em que a estudante pôde ver de maneira microscópica as células que são afetadas por esta doença, bem como observar a recuperação celular após diferentes tratamentos com anticorpos e antioxidantes.

Segundo os pesquisadores, este período foi de intenso aprendizado e vai contribuir para o desenvolvimento científico da estudante no futuro. Caldeira considera importante o apoio ao desenvolvimento científico e à qualidade das pesquisas realizadas na região de Jundiaí.

Encontro foi realizado na Itália

Encontro foi realizado na Itália

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/29/faculdade-de-medicina-e-colegio-degraus-tem-pesquisa-premiada-em-milao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original