Fera agita pista de atletismo do Bolão

Publicada em 29/04/2015 às 16:17

Democratizar o acesso ao esporte e mostrar que tudo é possível para pessoas com deficiência foi o lema do 15º Festival Especial Regional de Atletismo (Fera). O evento foi organizado pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), no Conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, nesta quarta-feira (29).

MAIS COORDENADORIAS
Coordenadoria cria Fórum para população LGBT
Coordenadoria apresenta propostas ao NAPD e Peama

A alegria dos participantes contagiou o público

A alegria dos participantes contagiou o público

O secretário de Esportes Cristiano Lopes participou da abertura do festival junto à diretora de assuntos relacionados ao Peama, Denise Neves. “O bacana do Fera é a integração das diferentes entidades da região, que trazem seus alunos e permitem momentos bonitos como esse. Eles passam uma mensagem de força e superação muito grande, comemoram a entrada de cada atleta e incentivam uns aos outros. É de emocionar a força de vontade de todos aqui”, disse Cristiano.

O Fera reuniu 12 entidades da região de Jundiaí: Apae Campo Limpo Paulista, Apae Itupeva, Aldeia da Esperança, Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira (Cielo), Escola Divina Providência, Centro de Atendimento à Síndrome de Down “Bem-Te-Vi”, Instituto Luiz Braille, Instituto SER, Prefeitura da Vinhedo e Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril).

Todos participaram à seu modo das provas

Todos participaram à seu modo das provas

Este ano foram incluídas duas provas na programação do festival: lançamento de pelota e salto à distância. Todas as disputas foram adaptadas conforme a necessidade dos alunos, uns competiam com ajuda de muletas, outros com bengalas, andadores ou cadeira de rodas.

O atletismo é uma modalidade que ajuda no aperfeiçoamento dos movimentos fundamentais, como correr, saltar, arremessar e lançar.

A alegria no rosto dos participantes contagiou o público que acompanhou o evento. Impulsionados pelos gritos dos familiares e educadores, muitos alunos que até então nunca tinham pisado numa pista de atletismo completavam as provas querendo mais.

“Integridade, interação e autonomia. Através do esporte muitos deficientes superam suas dificuldades. Eu tenho orgulho de ter participado do Peama logo no início do programa. Essa vivência foi muito importante para o meu crescimento, hoje trabalhando na realização de políticas públicas para essas pessoas só posso parabenizar esse trabalho maravilhoso. Agradeço ao Peama pelo que vêm fazendo nesses 18 anos de caminhada, e que isso se estenda”, disse o coordenador da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes.

O festival está dentro da filosofia do programa de dar oportunidades a todas as pessoas com deficiência, para que possam desenvolver e desfrutar de quaisquer atividades seguindo os princípios de superação, determinação, integração e conquista.

Um dos idealizadores do Fera, o professor Carlos Magno Pezzato, relembrou com muito carinho das edições anteriores do festival. “Todas as edições tiveram seu brilho especial, pois cada uma tocou, sensibilizou, incentivou e fez a alegria de alguém. O nome condiz com o sentimento que estamos sentindo aqui: é Fera”, concluiu.

Também prestigiaram o evento o diretor de Esportes e Lazer João Guilherme Maffia; o ex-preparador físico, professor Hélio Maffia; o deputado estadual Luiz Fenando Machado; o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão de Jundiaí, Marcelo Lo Mônaco, e o diretor da Escola Superior de Educação Física (Esef), Pedro Rocha Lemos.

Além do Fera ,o Peama realiza outros festivais como o Frena, de natação, o Frete, para o tênis, o Fefs, do futsal, mostras de dança e capoeira, bocha unificada, e o triatlo unificado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/29/fera-agita-pista-de-atletismo-do-bolao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original