Jundiaiense lança livro sobre Paulista e Dalmo Gaspar

Publicada em 30/04/2015 às 15:40

O escritor jundiaiense Emerson Cássio Gáspari vai lançar o quarto livro da série “Poetas da Bola – Futebol para Saudosistas” dia 9 de maio, às 13h, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão. Nos relatos, ele fala sobre o amor pelo Paulista Futebol Clube e presta homenagem ao ídolo Dalmo Gaspar, jogador bicampeão mundial com o Santos que faleceu em fevereiro deste ano.


LEIA TAMBÉM
Fera agita pista de atletismo do Bolão
Zumba nos Bairros – Programação de Maio
Atletismo alcança marcas inéditas no Campeonato Brasileiro

Livro estará a venda somente durante o lançamento

Livro estará a venda somente durante o lançamento

Gáspari nasceu dia 15 de abril de 1968. Ele contou que é torcedor do Paulista desde os sete meses de vida. “Quando o Paulista subiu invicto para a primeira divisão, meus pais me levaram para a caravana do acesso. Torço para o time desde aquele dia”.

Aos 15 anos, a contragosto, o escritor se mudou para Ribeirão Preto, onde vive até hoje, mas nunca esqueceu a terra natal. “É o lugar que aprendi a amar o futebol e conheci grandes figuras do meio esportivo”, relatou.

Ele frequentou a faculdade de jornalismo até o último ano de curso, porém não conseguiu concluir por questões financeiras. Como forma de exercer a função e falar sobre o que gosta começou a colaborar com o jornal local Vila Tibério, informativo do bairro de mesmo nome em Ribeirão. Escrevia crônicas saudosistas sobre o futebol do interior, assunto que agradou muito os leitores do caderno.

Por conta disso, Gáspari reuniu em 2013 as crônicas futebolísticas e lançou o primeiro livro dia 23 de fevereiro. Foi um sucesso, inclusive com o prefácio escrito pelo jornalista esportivo Milton Neves. Surgia aí o “Poetas da Bola”.

Ídolo
Prestes a lançar o quarto volume da coleção em Jundiaí, Gáspari se emociona ao falar sobre Dalmo Gaspar. “Eu perdi um herói de infância, um ídolo do meu Paulista e um pedaço do meu coração tricolor jundiaiense”, conta. O capítulo narra a trajetória do lateral, dos tempos em que disputava partidas do amador, passando depois pelo Paulista, Guarani e Santos. Relembra gols e escalações de forma minuciosa e literária.

O ex-jogador foi homenageado também pela Prefeitura de Jundiaí na abertura oficial do Campeonato Aberto Sub13 e Sub17, ano passado. “Dalmo participou junto com o filho do nosso torneio das categorias menores de futebol. Muito brincalhão, ele encantou e divertiu todos os presentes. O livro ressalta a importância de manter viva a memória de tudo e todos aqueles que marcaram a história do nosso esporte” disse o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes.

No livro Gáspari ainda classifica as 100 melhores partidas em 100 anos. Destas seis são do time jundiaiense desde 1920 até o 2 a 0 contra o Fluminense, na Copa do Brasil. Os exemplares estarão à disposição do público durante a sessão de autógrafos.

No evento do dia 9 também haverá uma camiseta alusiva ao ‘time dos sonhos’ de Jundiaí, escalado num esquema 3-4-3 com Dalmo capitão, Vagner Mancini como técnico e Hélio Maffia como preparador físico.

O livro conta com patrocínio da Luchini e apoio da Prefeitura de Jundiaí.

Ò terra querida
Emerson Cássio Gáspari conta que sempre quis voltar para Jundiaí. “Quando saí da cidade, havia apenas quatro bares. Jundiaí era uma cidade dormitório e, mesmo assim, não queria arredar o pé daí. Hoje vejo que o município cresceu muito, está bem desenvolvido e muito bonito”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/30/escritor-lanca-livro-em-jundiai-com-homenagens-ao-paulista-e-dalmo-gaspar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original