Plano de Segurança é debatido por moradores da Vila Hortolândia

Publicada em 30/04/2015 às 18:56

As audiências públicas para debater o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania chegaram à região da Vila Hortolândia. Na noite dessa quarta-feira (29), moradores, líderes de bairro e autoridades participaram do encontro que abrangeu a Vila Lacerda, Cidade Luiza, Vila Marlene, Torres de São José e Parque da Represa.

O comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, destacou a importância da participação da população. “A situação na área de segurança avança a partir do envolvimento das pessoas. As informações que recebemos, compartilhamos com as polícias e trabalhamos de forma integrada”, disse.

LEIA TAMBÉM
Idosos são destaque no evento ‘Chá com os Avós’
Moradores do Jardim da Fonte visitam a sede da GM
Integração de polícias marca ações do ‘Crack, é Possível Vencer’

População da Vila Hortolândia debate Plano de Segurança

População da Vila Hortolândia debate Plano de Segurança

Para ele, as audiências públicas contribuem para que o Plano tenha resultados mais efetivos do que se fosse feito apenas pelo governo.

Foi por esse motivo que o cabeleireiro Pedro Ferreira decidiu participar da audiência. Ele mora no Residencial Videiras, mas utiliza todos os serviços na Vila Hortolândia. “Eu gosto muito do bairro, porque temos supermercados, bancos, farmácias… Acho que é um dos locais mais privilegiados de Jundiaí”, disse.

O profissional diz que é importante que a população participe mais ativamente das audiências “que são verdadeiras oportunidades de contribuir com sugestões e críticas”.

Já o aposentado Geraldo Araújo Rodrigues participou pela primeira vez de uma audiência pública. “Quero conhecer o plano porque a Vila Hortolândia se tornou um bairro de idosos e é preciso ter ações voltadas para esse público”, afirmou.

O ouvidor do município, Eginaldo Honório, também destacou a importância de saber o que a população deseja para que a administração possa elaborar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida de todos.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Segundo o prefeito Pedro Bigardi, a participação da população é essencial para elaboração de estruturas e diretrizes que atendam aos anseios de todos.

Segundo o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrado (GGIM), José Carlos Pires, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir a sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí. A próxima audiência será nesta segunda-feira (4), às 19h, na Emeb Profa. Ana Pontes Chagas, no Jardim América, região da Malota.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê retirar os jovens de grupos em situação de risco, reduzir a população em situação de rua e as áreas de vulnerabilidade social, prevenir a violência nas escolas e reduzir os crimes contra a vida, dentre outros desafios.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Kadija Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/30/plano-de-seguranca-e-debatido-por-moradores-da-vila-hortolandia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original