Idosos são destaque no evento ‘Chá com os Avós’

Publicada em 29/04/2015 às 18:10

Mais de 200 moradores participaram de homenagem no evento “Chá com os Avós”, organizado nesta quarta-feira (29), no Jardim Santa Adélia, pela Escola Municipal Dina Rosete Zandona Cunningham. O evento foi realizado numa parceria entre a Secretaria de Educação, a Coordenadoria do Idoso e a Guarda Municipal.

A titular da Coordenadoria, Cláudia Sartori, distribuiu cópias resumidas do Estatuto do Idoso e lembrou que os tempos atuais reforçam a necessidade do direito de cada um envelhecer de acordo com a personalidade.

LEIA TAMBÉM
Fera agita pista de atletismo do Bolão
Estação Juventude: inscrições passam de 300
Coordenadoria cria Fórum para população LGBT
Parceria entre Juventude e Cultura promove Encontro de Coletivos

Cláudia Sartori falou sobre direitos e cotidiano

Cláudia Sartori falou sobre direitos e cotidiano

“Os direitos também vão sendo atualizados. A família antiga, de oito ou 12 irmãos, deu lugar a outra de três ou quatro e hoje é de um ou dois. Temos que pensar até mesmo nas instituições de longa permanência como realidade cada vez mais comum no futuro”, comentou.

Já o subinspetor Dênis, da GM, abordou de forma bastante descontraída as questões como o excesso da confiança prestada muitas vezes a desconhecidos, a importância de se conhecer um vizinho para os momentos de viagem ou ausência da casa e até mesmo a campanha de trocar esmolas pelo apoio a entidades sociais da cidade, realizada por instituições da sociedade civil.

“É importante que se lembrem sempre do número de emergência da Guarda Municipal, o 153. Com esse acesso podemos ajudar a acionar outras forças com os bombeiros ou os policiais quando for o caso”, afirmou aos presentes.

Depois das palestras, as crianças realizaram uma encenação especial para os avós e avôs, seguida de uma confraternização com bolo.

Para a diretora da escola, Alessandra Azzoni, a experiência criada na conversa pedagógica e apoiada pela coordenadoria e pela Guarda Municipal mostrou-se como um momento especial para o cotidiano tanto das crianças quanto das famílias.

“A maioria delas, entre três a cinco anos, já permanece com os avós em alguma parte do dia. O que estamos fazendo é valorizar ainda mais essa relação”, afirmou.

Educação e memória
O conhecimento acumulado pelos idosos é considerado como uma das formas de informação, muitas vezes única, sobre aspectos das mudanças da paisagem, da vida e até do meio ambiente.

Embora a era digital tenha mudado uma parte da transmissão de conhecimentos práticos, esse acervo vivo e geralmente oral continua sendo um dos suportes da informação ao lado da escrita, da eletrônica e do audiovisual.

De acordo com a Coordenadoria do Idoso, experiências como a da Emeb, do projeto Ponte Torta ou da Argos devem inspirar uma abordagem de valorização do tema na Semana do Idoso 2015, no mês de setembro.

Netos e avós vibraram com encontro mútuo

Netos e avós vibraram com encontro mútuo

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/29/idosos-sao-destaque-no-evento-cha-com-os-avos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original