Estação Juventude: inscrições passam de 300

Publicada em 24/04/2015 às 15:53

Dança, fotografia, moda e profissionalização foram alguns dos temas das oficinas realizadas no Estação Juventude desde a inauguração do espaço, há menos de um mês. Mais de 320 jovens fizeram inscrições para as atividades. O programa do Governo Federal é ministrado em Jundiaí pela Coordenadoria da Juventude.

A inauguração, dia 4 de abril, contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi e do secretário nacional de Juventude da Presidência da República, Gabriel Medina. A ação faz parte das metas do governo municipal de ampliar os espaços destinados aos jovens na cidade e oferecer a eles mecanismos para discutir o que querem para Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Coordenadoria apresenta propostas ao NAPD e Peama
Jovens podem opinar sobre a programação cultural em Jundiaí

O espaço foi inaugurado pelo prefeito Pedro Bigardi : inovação

O espaço foi inaugurado pelo prefeito Pedro Bigardi: inovação

O espaço, que é destinado a pessoas de 15 a 29 anos de idade, além de realizar diversas atividades, fornece informações que facilitam o acesso a serviços e políticas públicas. Um exemplo desta facilidade é a oficina de propostas com o Coletivo Cidadonos, que será realizada neste sábado (25), das 14h às 16h30, e deve promover uma dinâmica para a elaboração de propostas cidadãs, estimular o debate de ideias e opiniões sobre a cidade.

O que for discutido na atividade poderá ser indicado como contribuição para o Plano Diretor Participativo – lei municipal que planeja o futuro da cidade com participação de toda sociedade, por meio de oficinas territoriais.

De acordo com a titular da coordenadoria, Narrinam Camargo, a oficina faz parte do desafio de mostrar que o espaço é também para formação de políticas públicas. “Desta forma podemos garantir que os jovens sejam mais participativos”, disse. Ela ainda lembra que o próprio Estação Juventude nasceu por demanda, portanto, outras ações podem ser efetuadas da mesma forma.

Oficina Street Art realizada no Estação Juventude

Oficina Street Art realizada no Estação Juventude

Elogios
No espaço, já foram realizadas dez atividades, entre oficinas e workshops, e todas com elogios dos participantes.

Luis Santos, estudante de jornalismo, participou do workshop Produção de Moda e destacou que apesar de conhecer bastante sobre o assunto, a atividade foi essencial para mostrar vários pontos que passavam despercebidos por ele. “Ensina muita coisa em pouco tempo”, comentou. “As atividades são totalmente aproveitáveis para nós, jovens”, concluiu.

A coordenadoria destaca a grande procura dos cursos. “Nossa visão é de que realmente existia essa demanda de um lugar específico para os jovens, que tenha atividades para esse público e, enfim, conseguimos isto”, comenta Narrinam.

Quem tiver interesse em participar de alguma oficina deve verificar a programação no site da Prefeitura de Jundiaí e realizar a inscrição, que é gratuita. O Estação Juventude fica no Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários, 1420.

Próximas atividades
O calendário de atividades do programa está concluído até maio, porém, para as próximas atrações do local, a coordenadoria pede ajuda dos próprios jundiaienses.

No domingo (26), na página do Facebook da Coordenadoria da Juventude, uma publicação dará espaço aos jovens para que respondam o que querem ver, entre oficinas, workshops, cineclubes, entre outras, no Estação Juventude.

As sugestões serão recebidas pela rede social, que é o principal meio de comunicação entre a coordenadoria e os jovens – uma hashtag é parte principal do logotipo do órgão, inclusive.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/24/estacao-juventude-inscricoes-passam-de-300/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original