Histórias marcam encontro de ex-funcionários da Argos

Publicada em 27/04/2015 às 17:13

“Eu entrei na Argos em 1979 e fiquei até os últimos dias de funcionamento da fábrica. Era uma grande empresa. Comecei como conicaleira (responsável pelo acabamento) e virei costureira. Foi um tempo muito feliz. Éramos uma família e tínhamos de tudo: associação, creche, enfim. Voltar aqui e reencontrar pessoas daquele tempo, depois de 30 anos, é uma emoção. Eu não consigo segurar”, afirmou a ex-funcionária da fábrica tecidos, Neusa Maria Conceição Statuto.

LEIA TAMBÉM
Centro de Línguas abre inscrições na quarta-feira (29)
Parque do Trabalhador espera mais de 30 mil pessoas
Dia da Cidadania mostra união intensa no Jardim Tamoio

Histórias revelam carinho dos ex-funcionários com a Argos

Histórias revelam carinho dos ex-funcionários com a Argos

A mesma alegria foi sentida por mais de 60 pessoas que, nesta segunda-feira (27), participaram do evento “Tecendo Histórias”, promovido pela Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, em comemoração ao Dia do Trabalho (1º de maio). Além de antigos funcionários, filhos, netos e sobrinhos estiveram presentes para resgatar a história do espaço que hoje abriga a Secretaria de Educação de Jundiaí e a Biblioteca Municipal. O encontro foi mediado pelo historiador Wilson Ricardo Mingorance.

“Essa é uma maneira diferente de comemorarmos o Dia do Trabalho. Estamos conhecendo a história de uma empresa que teve grande relevância para a economia não só da cidade, mas do Estado, por meio de relatos orais de quem fez parte de alguma forma da fábrica”, comentou o historiador.

Dezenas de relatos foram feitos durante a tarde toda. Cada participante, a seu modo, enriqueceu o encontro com um “causo”. Para a diretora de Fomento à Leitura e Literatura da Secretaria de Educação e responsável pelo local, Leila Casote, o evento surpreendeu. “A expectativa era reunir umas 15 pessoas. Superamos o número de participantes. Essa é a primeira vez que o município promove uma reunião com ex-funcionários da Argos. Eles estão se sentindo valorizados e nós ficamos igualmente emocionados. A biblioteca é a casa das histórias. Essa atividade tem tudo a ver conosco”.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/27/emocao-e-muitas-historias-marcam-encontro-de-ex-funcionarios-da-argos-na-biblioteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original