Prazo para inscrições destinadas ao Conselho Tutelar é prorrogado
Publicada em 06/05/2015 às 18:17As inscrições para os interessados em participar do processo unificado de escolha dos membros do Conselho Tutelar, destinado ao quadriênio 2016/2019, foram prorrogadas até a quarta-feira (13). Por conta disso, o cronograma do processo de escolha também sofreu alterações e as novas datas podem ser consultadas na Imprensa Oficial desta quarta-feira (6), na página 20.
“Temos muitas pessoas interessadas em participar do processo seletivo que não tiveram tempo hábil para levantar toda a documentação. Por isso, achamos por bem prorrogar o prazo das inscrições”, disse a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Marchiore.
LEIA TAMBÉM
Novos membros do Conselho da Criança tomam posse
Bigardi conhece infraestrutura da nova sede da Bem-te-vi
Segunda edição da ‘Roda de Causos’ será realizada no Jardim Tamoio
Os formulários de inscrição, resoluções e editais do processo estão disponíveis no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), órgão a que os conselhos tutelares são vinculados.
“As expectativas são de que as pessoas que forem eleitas sejam preparadas para o desempenho da função, candidatos vocacionados”, afirma o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Jefferson Barbin Torelli.Segundo ele, a recomendação da lei é que o conselheiro tente solucionar tudo que estiver ao alcance dele. “Em último caso, isso é levado para o Judiciário”, explica.
O juiz também elogiou a iniciativa da criação do terceiro Conselho Tutelar. “A cidade precisava de mais conselheiros, certamente vai dar agilidade e eficácia nos processos”.
Requisitos para se candidatar:
- reconhecida idoneidade moral;
- idade igual ou superior a 21 anos
- residir no município há mais de dois anos;
- efetivo trabalho e engajamento social na defesa e na proteção à vida de crianças e adolescentes;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- comprovar participação em cursos, seminários ou jornadas de estudo cujo objetivo tenha sido o Estatuto da Criança e do Adolescente;
- estar em gozo das aptidões física e mental para o exercício da função;
- não ter sido penalizado por destituição da função de conselheiro tutelar ou outra função pública nos últimos cinco anos.
Os inscritos passarão por prova eliminatória. O conteúdo programático foi divulgado na Imprensa Oficial de 10 de abril (ver páginas 21 e 22), além de avaliação física e psicológica.
Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
03/03/2024
Jovens do ‘Ressignificando histórias’ compartilham experiências com o projeto
-
10/01/2024
Novos conselheiros tutelares tomam posse para quadriênio 2024-2027
-
12/12/2023
Inscrições para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estão abertas
-
02/10/2023
Novos conselheiros tutelares são eleitos em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original