Cultura se fortalece com união entre coletivos e poder público

Publicada em 09/05/2015 às 16:32

Em uma ação inédita, a Secretaria de Cultura e a Coordenadoria da Juventude realizaram o Encontro de Coletivos, neste sábado (9), no Complexo Fepasa. Pautado pelo diálogo e participação popular, o encontro reuniu representantes de movimentos culturais, membros do Conselho Municipal de Cultura e poder público municipal com o intuito de discutir cultura e ouvir propostas que possam contribuir na construção de políticas públicas voltadas para a área.

LEIA TAMBÉM
Coordenadoria da Juventude promove o Estação Geek
‘Virada’ começa na sexta (22) com mais de 80 atrações

Presente no encontro, o secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou a importância da iniciativa. “A ideia deste encontro é debater como os coletivos podem colaborar para construir políticas públicas culturais. Trata-se de uma jornada que envolve e a secretaria e os coletivos para que consigamos dar rumo ao que desejamos na área cultural. Este é o nosso objetivo e nossa forma de atuar, através do diálogo e da participação popular, que são marcas do Governo Pedro Bigardi.”

Para o diretor de Cultura, Jean Camoleze, o diálogo é a única via para construção de políticas culturais sólidas. “A intenção é fazer o diálogo com o poder público e a população visando um plano a longo prazo. A proposta deste encontro é discutir o que é de interesse coletivo, pois cultura se constrói de forma conjunta e não individual.”

A titular da Coordenadoria da Juventude, Narriman Camargo, ressaltou a importância de ouvir e dar voz à juventude. “Um dos projetos da coordenadoria é o fortalecimento dos coletivos da juventude, que se movimentam em todas as áreas, inclusive na cultura. Recebemos muitas demandas destes grupos. É importante fortalecer esta relação com o poder público, pois sem participação e sem mobilização não chegamos a lugar nenhum”, defendeu.

O produtor cultural, Thiago Moreira, do Coletivo Coisarada e Cineclube Consciência, destacou o ineditismo da ação. “É a primeira vez que temos este contato e diálogo com a Prefeitura, é necessário construir e fortalecer esta relação para o avanço das políticas culturais”, considera.

Para Felipe Damasco, da Casa Colaborativa e Coletivo Confluências, o encontro foi positivo. “A participação ajuda na construção do que a população precisa na área cultural a partir de suas necessidades reais.”

Encontro reuniu poder público e coletivos culturais e da juventude da cidade

Encontro reuniu poder público e coletivos culturais e da juventude da cidade


Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/09/cultura-se-fortalece-com-uniao-entre-coletivos-e-poder-publico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original