Prefeitura concede subsídio a agricultores
Publicada em 09/05/2015 às 16:48A manhã deste sábado (9) foi de comemoração para os 147 agricultores de Jundiaí que receberam os cheques simbólicos do Programa Municipal de Subsídio Agrícola, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, em evento realizado na Associação Amigos do Traviú.
LEIA TAMBÉM
Subsídio agrícola é ‘marco histórico’ para Jundiaí
Jundiaí lança ‘cidade caminhável’ nesta sexta (15)
Entre os beneficiados estava Anderson Alex Tomasetto, que cultiva uvas. “É um incentivo a mais para todos que vivem dessa atividade. Estamos muito felizes com o olhar que a Prefeitura de Jundiaí está dando para os agricultores.”
Assim como ele, Genildo Loschi, produtor de uva e caqui, também elogiou. “Temos que lidar com muitas dificuldades para nos manter no campo. E toda ajuda é muito bem-vinda.”
De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, a subvenção é o reconhecimento do município para o setor rural. “Jundiaí está entre as cinco primeiras cidades a adotar a política no Brasil. Quando discuti o tema com o prefeito Pedro Bigardi, que promulgou a lei, ele deu total apoio à ideia. Além disso, agradecemos aos vereadores, que aprovaram o projeto por unanimidade.”
O subsídio municipal corresponde a 50% do custo do seguro ao produtor de uva (descontados outros subsídios estaduais ou federais) e vale para a safra 2014-2015 de forma retroativa. A expectativa é de que o número ainda possa crescer para o próximo ano e estudos serão feitos para incluir outras frutas no futuro.
Durante o evento, todos os agricultores levaram a documentação e informaram dados bancários para o depósito. Após a solenidade de entrega dos cheques, houve comemoração, com churrasco para os presentes, com apoio da Associação Agrícola de Jundiaí, Bradesco e Porto Seguro. “Nós temos muito a agradecer a esses produtores. Graças ao trabalho que realizam, temos o bom clima de Jundiaí, água e alimento”, destacou Brunholi.
Segundo o secretário, muitos agricultores deixam de fazer o seguro das plantações por questões financeiras. “É uma forma de manter o homem no campo e incentivá-lo. É o reconhecimento por esse trabalho tão importante.”
O presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, José Jacó Carbonari, agradeceu a iniciativa da Prefeitura. “É uma demanda antiga dessa categoria, que enfim foi atendida. Estamos muito felizes.”
Evento Participaram da solenidade o vereador Antônio Carlos Pereira Neto, o Doca, representando a Câmara Municipal; a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara; o diretor-presidente da Escola de Governo, Marcelo Lo Mônaco; Renê Tomasetto, vice-presidente da Associação Agrícola de Jundiaí; Clodoaldo Castro Vieira, da Casa da Agricultura; e Orlando Steck, da Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias.
Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
08/01/2025
Consórcio do Circuito das Frutas elege nova presidência para 2025 e marca presença na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original