Público aplaude técnica e criatividade na Mostra de Dança 2015

Publicada em 11/05/2015 às 12:41

A professora de balé Ana Silva, de Itu, estava emocionada por sua participação no espetáculo “Um duelo em Terra firme”, da Cia. Alongue-se de Dança, que fez parte da Mostra de Dança 2015, promovida pela Secretaria de Cultura em parceria com a Comissão de Dança, no Teatro Polytheama. O evento, que terminou domingo (10), atraiu convidados de toda a região para ver o que as companhias de dança de Jundiaí e cidades vizinhas têm feito de mais moderno e criativo em suas produções.

LEIA TAMBÉM
‘Virada’ começa na sexta (22) com mais de 80 atrações
Cultura se fortalece com união entre coletivos e poder público

Bailarinos apresentaram técnica e criatividade no palco

Bailarinos apresentaram técnica e criatividade no palco

Vestida com uma brilhante fantasia de marinheira, Ana Silva e os colegas de elenco, que se exibiram na modalidade sapateado, mostraram entusiasmo. “É uma delícia dançar no palco do Polytheama. Já viemos há uns três anos e esperamos poder participar das próximas edições“, disseram.

A Cia. de Dança de Jundiaí abriu todos os dias da Mostra encenando fragmentos da obra “Entre Vãos”, de Felipe Sacon, com direção artística de Cíntia Ladeira e Rafael Zago. A dança contemporânea, o jazz, o balé, o sapateado, entre outras modalidades tomaram conta do palco do Polytheama durante o evento, encantando o público com a beleza e a técnica apurada das performances leves, criativas e repletas de sincronia entre os bailarinos.

Segundo o secretário de Cultura, Tércio Marinho, bailarino profissional e que já atuou como coreógrafo, o avanço das companhias é evidente. “Percebemos que todas têm evoluído muito e que cada uma busca sua linha de produção, caminhando para o alto nível”. Segundo ele, “a Mostra tem grande importância porque divulga o que os coreógrafos e as escolas de dança tem desenvolvido de melhor a cada ano“, avalia.

Para professor de inglês Danillo Sanchez, frequentador assíduo dos espetáculos exibidos no Polytheama, a dança é uma inspiração. “Gosto de buscar inspiração na dança, entre outras coisas, para otimizar minhas aulas com as crianças. Para mim, dança e música são fontes de pesquisa porque ajudam a tornar meu trabalho mais lúdico e criativo”.

Intercâmbio
A Mostra contou com 33 coreografias selecionadas entre as 170 inscritas de 43 grupos sediados em Jundiaí e mais nove cidades. Ao final do evento, todas as companhias receberam troféus pela participação.

Cintia Ladeira, curadora da edição 2015, disse que o evento possibilita intercâmbio entre bailarinos, diretores, coreógrafos e o público. “Uma vantagem desse formato da Mostra é que não ocorre nenhuma rivalidade entre bailarinos e grupos de dança nos bastidores, pois todos que se apresentam já estão premiados. Então é um clima delicioso atrás das cortinas”, diz.

Mostra reuniu academias de dança de Jundiaí e região

Mostra reuniu academias de dança de Jundiaí e região

Workshops gratuitos
No sábado (9), no Teatro Polytheama, foram promovidos, durante a manhã e início da tarde, aos bailarinos inscritos na Mostra de Dança 2015, workshops gratuitos nas modalidades sapateado, street dance, balé clássico e contemporâneo.

Os workshops tiveram em média entre 20 e 40 participantes, conforme a modalidade. “Observamos um aumento de 25% neste ano no número de cidades e inscritos participantes”, disse Cíntia.

A professora Marchina, responsável pela modalidade sapateado, avaliou como muito bom o rendimento dos bailarinos. “Nos sentimos revigorados, com uma troca muito boa de energia”, elogiou. A bailarina Ana Raquel dos Santos lembrou que o diferencial do sapateado em relação às outras modalidades é a união dos envolvidos. “É divertido, descontraído. Todo mundo que assiste acaba simpatizando com o sapateado”, vibrou.

A professora Monika Bernardes ministrou o workshop de street dance, com uma abordagem dos estilos clássicos da cultura hip hop. “A dança requer anos de estudo. Como o workshop tem um tempo reduzido, as dicas são relevantes para que os bailarinos evoluam ainda mais, seguindo os fundamentos e técnicas”, explicou.

Júlio César Araújo da Silva, da Companhia D’Artes, de São José do Rio Pardo, participante do workshop de street dance, é bailarino há 4 anos. “Essa é uma ótima oportunidade de aprender mais e conhecer novas pessoas”, disse. Silvana de Oliveira Santos, da mesma companhia, lembra a importância da descoberta. “Também sou professora e gosto de ver principalmente as novas formas de ensinar, além de vivenciar melhor o que ocorre também em outras cidades”, comentou.

Renan Carvalho de Oliveira, integrante da Cia. de Dança de Jundiaí, participou do workshop de balé clássico, com a professora Adriana Assaf. “A cada ano a Mostra inova trazendo jurados e professores diferentes, o que nos permite novas oportunidades”, destacou.

A professora Adriana, de São Paulo, enfatizou que o workshop teve os procedimentos de uma aula livre, com todos os passos do balé clássico. Ela fez questão de elogiar a proposta da Mostra. “A premiação faz muita diferença, é um importante incentivo. A Secretaria de Cultura de Jundiaí está de parabéns”, disse.

A modalidade contemporâneo, ministrada pela professora Liliane de Grammont, fechou a programação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/11/publico-aplaude-tecnica-e-criatividade-na-mostra-de-danca-2015/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original