Jardim Paulista mostra modelo de Vizinhança Solidária em audiência
Publicada em 14/05/2015 às 16:39Uma das metas do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania é a implantação do programa Vizinhança Solidária em todos os bairros de Jundiaí. A ação tem como objetivo a integração da sociedade com as forças policias.
Prova de que é possível a implantação do programa, os moradores do Jardim Paulista participaram da audiência pública, nessa quarta-feira (13), na região do Anhangabaú, e apresentaram a iniciativa que, desde outubro de 2014, vem dando certo no bairro.
LEIA TAMBÉM
GGIM: Roubo de cargas cai 48% no primeiro trimestre
Região da Vila Arens dá sugestões sobre Plano de Segurança
Jundiaí sedia reunião da Central de Monitoramento e Inteligência
“Criamos um grupo de moradores com o objetivo de montar o programa Vizinhança Solidária no bairro após algumas ocorrências policiais”, explica o analista de sistemas Anticlei Scheid, morador há três anos no Jardim Paulista.
Ele explica que os moradores de cada rua criaram um grupo no aplicativo “Whatsapp” com o intuito de trocar mensagens caso observem algo diferente na casa de algum vizinho. Além disso, foi feito um cadastro com os e-mails para divulgar as ações no bairro. “A audiência caiu como uma luva para discutir mais iniciativas que possam aumentar a sensação de segurança na cidade”, diz.
Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Ana, Eurico Gonçalvez de Lima, as discussões em torno da segurança pública sempre são bem-vindas. “É muito importante que a população participe para que a realização do plano se torne ainda mais viável, uma vez que mostram a real situação de cada bairro.” Ele diz ainda que pretende levar as informações da audiência para as reuniões de rede social que são promovidas na Vila Ana.
Participaram da audiência a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco e representantes da Defesa Civil.
Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade.
Para que os moradores possam ter maior participação nos encontros, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) modificou as datas e as audiências serão às segundas e quartas-feiras.
Segundo o coordenador-executivo do GGIM, José Carlos Pires, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí. A próxima audiência será na segunda-feira (18), às 19h, na Emeb Vereador José Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco.
O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).
Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.
Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.
Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
12/03/2024
Gabinete de Gestão Integrada reforça ações para Segurança Pública em Jundiaí
-
26/02/2020
Carnaval de Jundiaí tem balanço positivo, com nenhuma ocorrência grave registrada
-
10/02/2020
Carnaval contará novamente com monitoramento do Comitê Integrado
-
09/05/2019
Segurança: trabalho integrado e inteligente garante bons resultados
Baixe as fotos desta notícia na resolução original