Prefeito marca presença na 101ª Romaria de Jundiaí a Pirapora

Publicada em 16/05/2015 às 18:02

Com o retorno previsto para a tarde deste domingo (17), a 101ª Romaria Diocesana de Jundiaí a Pirapora reuniu centenas de cavaleiros e também ciclistas no trajeto promovido desde 1914 por mais de 40 km pela borda da Serra do Japi. O prefeito compareceu na cerimônia de partida, realizada no bairro da Varginha, e destacou o valor dessa tradição da cidade.

CONFIRA AS FOTOS

“É uma honra estar novamente presente e desejo que a cada quilômetro os participantes levem sua oração e suas boas intenções”, afirmou.

LEIA TAMBÉM
Mais de mil pessoas se divertem e ajudam no 2º Caminhandança

Prefeito Pedro Bigardi na solenidade de abertura da romaria

Prefeito na solenidade de abertura da romaria

A romaria, principal entre diversas outras da cidade, é reconhecida como patrimônio imaterial do município e teve apoio da Prefeitura de Jundiaí para o registro do centenário em um documentário e um disco de canções.

Em meio a um cenário de neblina na serra e do amanhecer ainda frio, o vereador Gerson Sartori destacou no evento que essa edição marcava um novo início. “Agora é rumo ao segundo centenário”, afirmou. Também compareceram os secretários de Agricultura, Abastecimento e TurismoMarcos Brunholi; e de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes – que percorreu todo o trajeto.

Um dos coordenadores da romaria, Edison Fonseca, lembrou na abertura que o trajeto conta com 15 referências no caminho para lembrar as estações da romaria. “Temos a sétima no Capão da Onça e a última na entrada da cidade de Pirapora”, destacou. A saída teve ainda a benção do padre João.

Muitos participantes mais veteranos lembraram que a estrada de Jundiaí a Pirapora começa, na verdade, na praça da Bandeira mas atualmente a quantidade de automóveis faz com que a romaria de cavalos seja pouco compreendida na área urbana. Mas para quem cultiva essa tradição, como destacou Carlos Pereira do Prado (Carlitos), é “um ato de fé”.

O evento atrai pessoas de outras cidades. Johnny Bruggen mora em Holambra e participa com um grupo que há 40 anos vem de Artur Nogueira. Para ele, a tradição da romaria de Jundiaí é um atrativo. “É muito bem organizado”, destacou.

O grupo saiu com destino a Pirapora do Bom Jesus (com a bandeira ainda escrita como Jundiahy) às 8h e deve chegar de volta neste domingo, às 16h.

Cavaleiros saem para o trajeto até Pirapora

Cavaleiros saem para o trajeto até Pirapora

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/16/prefeito-marca-presenca-na-101a-romaria-de-jundiai-a-pirapora/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original