Lançamento de CD emociona romeiros de Jundiaí

Publicada em 10/04/2015 às 18:18

Uma noite repleta de emoção marcou o lançamento do CD comemorativo ao centenário da Romaria Diocesana Masculina “Jundiaí a Pirapora – Centenário de Fé”, na noite dessa quinta-feira (9), na Paróquia Beato Frederico Ozanam, localizada na Cidade Vicentina. O altar foi palco para agradecimentos, elogios e apresentação ao vivo das músicas de raiz tocadas e cantadas pelo Coral da Romaria, sob a direção do musicista José Edmundo Gut, o Lemão Gut, responsável por oito das 13 composições criadas especialmente para o CD.

Assim como o DVD, a produção e gravação do CD são realizações da Secretaria de Cultura, que subsidiou a produção de três mil cópias para as comemorações dos 100 anos da Romaria – agora reconhecida como patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac).

LEIA TAMBÉM
Emenda parlamentar contempla Jundiaí no âmbito cultural
Ministério da Cultura faz debate em Jundiaí sobre Conselho
Oficina cultural de criação é oportunidade divertida para crianças

Jean Camoleze, diretor de Cultura, durante a solenidade

Jean Camoleze, diretor de Cultura, durante a solenidade

O atual presidente da Romaria, Rudnei Antonio Bardi Fonseca, se disse emocionado com a parceria entre a associação e o governo Pedro Bigardi. “Está sendo uma maravilha completar o centenário com o lançamento desse CD. Foi uma excelente ideia termos feito a parceria com a Secretaria de Cultura. Só temos a agradecer.”

Luciano Fontebasso, que presidiu a romaria nos últimos quatro anos, também elogia a iniciativa. “Ficou melhor do que imaginávamos. O prefeito Pedro Bigardi e toda a equipe da Cultura nos ajudaram muito, trabalhando para que tivéssemos um CD e um DVD de excelente qualidade. Agora estamos prontos para nossa romaria.”

Durante o evento houve apresentação de fotos e vídeos arquivados por Lemão Gut, lembrando as última duas décadas da romaria. Segundo ele, o apoio da Prefeitura de Jundiaí nesse processo tem sido fundamental. “Não se trata somente de um apoio financeiro. O que mais nos sensibiliza é o fato de o poder público reconhecer o valor cultural e religioso da Romaria no contexto social de Jundiaí.”

O diretor de Cultura, Jean Marcel Camoleze acredita que a ação de lançamento do DVD, do CD e de uma revista especial sobre o centenário da Romaria Masculina faz com que o poder público reconheça ainda mais a importância desse patrimônio histórico. “Daqui a 100 anos não estaremos aqui. Mas a romaria estará e haverá um material importante para relembrar toda essa história. Que esse CD possa embalar nossos sonhos e reflexões”, disse.

Preservação da memória com iniciativa da Prefeitura

Preservação da memória com iniciativa da Prefeitura

Coral e Banda
Gravado no estúdio Villa Música, com produção de Luciano Trinquinato, o CD apresenta sons que enriqueceram as longas viagens dos cavaleiros, melodias feitas para as missas, ladainhas e músicas compostas exclusivamente para esse momento, como o Hino do Centenário, todas de autoria de José Edmundo Gut, o Lemão Gut. A gravação teve acompanhamento do Coral da Romaria, do Coral Sertanejo da Associação Jundiaiense de Música Sertaneja, do Grupo Cantores do Caxambú e a participação especial da Banda São João Batista.

A distribuição dos CDs fica sob a responsabilidade da Associação dos Romeiros, que já está partilhando cópias com os músicos, romeiros e a Diocese de Jundiaí. Outras cópias serão doadas como parte do acervo da Secretaria de Cultura.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/10/lancamento-de-cd-emociona-romeiros-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original