Oficina de Animação desperta criatividade em alunos

Publicada em 18/05/2015 às 18:44
Atividade desperta o interesse dos jovens estudantes

Atividade desperta o interesse dos jovens estudantes

A Secretaria de Cultura promoveu, na tarde desta segunda-feira (18), na escola estadual Adib Miguel Haddad, no Jardim Santa Gertrudes, uma oficina de animação para alunos do primeiro ano do ensino médio, previamente inscritos. Segundo Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária, o bairro está entre as regiões de implantação do Núcleo de Cultura.

Especializada no desenvolvimento de projetos culturais, a Cine a Vapor Produções foi a responsável pelas atividades. Felipe Calixtre, educador especializado em animação, e Vânia Feitosa, arte-educadora e produtora cultural, orientaram e conduziram o grupo – que se encantou com as técnicas. “A cultura tem esse poder de transformar as pessoas. Por isso, é sempre muito importante trabalhar a questão da persistência, concentração e foco. Na animação também é assim”, disse Vânia.

LEIA TAMBÉM
BuZum! leva os espetáculos para a Virada Jundiaí
Artistas locais promovem diversidade cultural na Virada

Premiados no Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, que tem por objetivo estimular a difusão e o intercâmbio cultural de artistas e produtores culturais no Brasil e em outros países, Vânia e Felipe foram convidados pelo Festival Internacional de Animação Monstra a realizar oficinas. O evento foi realizado em Lisboa, Portugal, em março deste ano. A atividade na escola do Jardim Santa Gertrudes foi realizada como contrapartida do apoio recebido pelo Ministério da Cultura.

Curtas que integraram o festival foram exibidos durante a oficina. Diversas técnicas de animação, apresentação de brinquedos óticos e a história da animação também fizeram parte da programação. “Apresentamos uma técnica mais tradicional e manual. Também passamos aos alunos a pixelation, técnica de stop motion que é fazer a animação com as próprias pessoas, criando uma sequência”, explicou Felipe.

Alunos demonstraram interesse pela oficina

Alunos demonstraram interesse pela oficina

Teoria e prática
“Essa atividade é uma forma de interagir com a juventude, pois desperta a atenção e o interesse. A didática aplicada é muito interessante, pois há uma linguagem própria, com teoria e prática”, enfatizou Eliane. “A partir desse aprendizado, os estudantes poderão colocar a animação em trabalhos de várias disciplinas. A tecnologia também atrai o interesse dos alunos”, completou Liana Reschioto da Silva, coordenadora do ensino médio.

Paulo Renato de Oliveira, agente de organização escolar na unidade, elogiou a atuação dos alunos, que revelaram-se participativos diante da oportunidade única. Os estudantes aplaudiram a iniciativa. “Achei muito interessante. Fizemos o rosto de uma pessoa sorrindo, com uma técnica que utiliza areia”, revelou Talitha Rampazzo Silva, 14 anos.

Gabriel Noleto, 15 anos, também não escondeu o entusiasmo. “Sempre gostei de animação. Espero poder me aprimorar e utilizar as técnicas aprendidas em outras atividades”, disse o estudante.

A tecnologia, segundo a aluna Geovanna Cassalho Franco, 14 anos, é sempre uma grande aliada. “O maior desafio é a criatividade, enquanto a tecnologia ajuda muito e torna tudo mais dinâmico”, avaliou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/18/oficina-de-animacao-desperta-criatividade-em-alunos-no-santa-gertrudes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original