Encontro de Caps Infanto-Juvenil elabora ‘Carta de Jundiaí’

Publicada em 22/05/2015 às 17:16

O 1º Encontro Regional de Caps Infanto-Juvenil do Estado de São Paulo, realizado em Jundiaí, terminou nesta quinta-feira (21) com a participação de cerca de 600 pessoas, nos dois dias de evento, representantes de mais de 15 cidades, inclusive de outros Estados. O evento inédito resultou na “Carta de Jundiaí”, documento que reúne diversas orientações para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em todo o País, e faz parte do Mês da Luta Antimanicomial de Jundiaí.

“Esse encontro foi um marco para a infância e adolescência em todo o Brasil, especialmente porque tivemos a participação de dezenas de adolescentes usuários dos centros de atenção psicossocial (Caps) de Jundiaí e de outras cidades, entre elas São Paulo, Campinas e Várzea Paulista”, resumiu a coordenadora de Saúde Mental de Jundiaí, Ana Thomé. Segundo ela, cerca de 60 jovens participaram do encontro.

LEIA TAMBÉM
Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada
Aglomeração cobra monitoramento do Governo do Estado
Coordenadoria do Idoso orienta grupo na UBS Eloy Chaves

Evento reuniu representantes de diversas instituições do País

Evento reuniu representantes de diversas instituições do País

O principal fruto do evento foi a “Carta de Jundiaí”, que está sendo consolidada e deve ser divulgada nos próximos dias. O documento reúne orientações para toda a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do País, como que o Caps Infanto-Juvenil (Caps IJ) seja aberto 24 horas.

A carta também traz uma moção de repúdio à redução da maioridade penal e a resolução de que em 2016 seja realizado em Jundiaí o 2º Encontro Nacional de Caps IJ. “O primeiro encontro nacional foi há três anos, no Rio de Janeiro”, lembrou Ana.

Realizado em dois dias, na Faculdade de Medicina de Jundiaí, o 1º Encontro Regional de Caps Infanto-Juvenil recebeu representantes de diversas instituições, como o Ministério da Saúde, a PUC-SP, a Defensoria Pública de Jundiaí, a Secretaria de Saúde de São Paulo, o Governo do Estado, Unicamp, Caps de Novo Hamburgo (RS), entre outras. E participantes de Recife (PE), Ouro Preto (MG), do município de São Paulo, Campinas e diversas cidades do interior de São Paulo.

Foram debatidos temas como a redução da maioridade penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a medicalização na atenção psicossocial de crianças e adolescentes, a reforma psiquiátrica, o autismo e deficiências na Raps e a intersetorialidade na saúde mental.

Durante o encontro, foram lançados três documentos do Ministério da Saúde: “Linha de Cuidado do Autismo”, “Tecendo Redes para Garantir Direitos” e “Fórum de Saúde Mental Infanto-Juvenil”.

Também foi realizada a primeira experimentação do Acampadentro, no Caps AD/Cead. Cerca de 60 jovens e 40 profissionais de Caps de Jundiaí e de outras cidades passaram a noite no local. “O objetivo foi que o serviço ficasse aberto 24 horas. Além da confraternização e da troca de experiências dos jovens e profissionais”, explicou Ana.

Profissionais de diversas cidades participaram do encontro

Profissionais de diversas cidades participaram do encontro

Mais eventos
A programação do Mês da Luta Antimanicomial de Jundiaí continua na quinta (28), com o 2º Fórum de Saúde Mental de Jundiaí, na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Na sexta (29), será realizado o Seminário Saúde Mental e Racismo, no Clube 28 de Setembro.

Para encerrar o evento, na sexta (29), às 14h, está programada uma caminhada e atividades culturais em defesa da luta antimanicomial, na Praça Governador Pedro de Toledo, a Praça da Matriz, no Centro.

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/22/encontro-de-caps-infanto-juvenil-elabora-carta-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original