Secretaria de Educação comemora o Dia do Brincar
Publicada em 27/05/2015 às 16:29Brincadeiras espontâneas, dirigidas pelos adultos, tradicionais, no parque de diversões, no cantinho da sala. Não importa de que forma ou em qual lugar, para a criança o que vale é brincar. Nesta quinta-feira (28) comemora-se o Dia Internacional do Brincar. Em Jundiaí, a rede municipal de educação apoia o movimento mundial. Nas escolas, atividades ocorrem o ano todo para garantir as crianças esse, que é um direito delas.
LEIA TAMBÉM
Centro de Línguas inicia matrícula para contemplados
Peça sobre folclore é apresentada em escola municipal
Alunos da Educação de Jovens e Adultos participam de sarau
Educação discute ‘imigração’ em edição do Papo Escola Pedagógico
Na Emeb Professora Judith Arruda Carreta, na Vila Rossi, qualquer adulto que entra tem vontade de voltar a ser criança. Desde 2013, a unidade desenvolve um projeto que transformou os espaços. Além do parque, existem as áreas de jogos matemáticos e simbólicos, do circuito de bolinhas e da oficina de jogos, brincadeiras e contação de histórias, montadas no corredor, no refeitório e no pátio.
“Foram as próprias crianças que repensaram os espaços escolares e elas utilizam não só com as propostas dos professores. Elas criam as brincadeiras, as regras, e brincam de forma espontânea, assim desenvolvem a autonomia e aprendem muita coisa”, conta a coordenadora pedagógica, Juliana Bagne.
Os brinquedos são feitos com materiais como fitas, garrafas pet, caixas de papelão, bolinhas, cones, argolas, panelas, panos, canos, e muita criatividade. “Conseguimos com essa iniciativa também mostrar aos pais a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. Para a maioria, a escola era tida apenas como um lugar para aprender a ler e a escrever. Hoje, eles compreendem melhor o que os filhos fazem aqui. Outra conquista é que os alunos reconhecem que a escola é deles e para eles”, completa a diretora da Emeb, Liane Rizzato.
Lorena Alves, de 5 anos, transformou tiras de papel crepom colorido em um arco-íris. Minutos depois, o mesmo material virou uma cobra e um item de decoração. “Eu adoro estar aqui porque eu brinco de muitas coisas.”
A ‘Judith Carreta’ conta com 172 alunos de quatro e cinco anos.
Na rede
A Secretaria de Educação, desde 2013, oferece formações sobre brincadeiras, jogos e contação de histórias, além de ter adquirido novos brinquedos para as Emebs. “Desenvolvemos e propomos uma série de ações com o objetivo de garantir o direito que a criança tem de brincar. Ao brincar, elas trocam experiências, se socializam, desenvolvem saberes, aprendem a respeitar regras. Que esta data sirva para sensibilizar a comunidade sobre essa questão. A brincadeira é o grande legado da cultura infantil”, ressalta a coordenadora de oficinas da Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Andrea Estevam.
A data
O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1999, com o propósito de promover a conscientização de que a brincadeira deve fazer parte da infância de toda a criança.
De acordo com a organização, brincar é um direito que está protegido por lei. O artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), preconiza a brincadeira como um direito primordial.
Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original