Escolas municipais recebem BuZum! na segunda (8) e terça (9)
Publicada em 03/06/2015 às 14:41Um ônibus reformado que percorre escolas, levando a magia do teatro de bonecos e conhecimentos aos alunos. Após se apresentar na Virada Jundiaí, no mês passado, a companhia BuZum! estaciona na próxima semana nas escolas municipais. Com o patrocínio da CCR AutoBAn, a companhia apresenta seu mais recente espetáculo “Máquinas”, nesta segunda (8) e terça-feira (9) nas escolas municipais Lázaro Mirante Duarte, na Vila Nova Jundiainópolis, e Geralda Berthola Facca, no Jardim do Lago. Em Jundiaí, a iniciativa tem apoio das secretarias de Cultura e Educação.
LEIA TAMBÉM
Estudantes plantam árvores em mineradora
Biblioteca promove palestra sobre crise hídrica
Educação socioambiental é tema de debate no Complexo Argos
3º Simpósio do Patrimônio: trabalhos poderão ser inscritos pela internet
“Máquinas” conta a história dos meios de transporte por meio do teatro de bonecos. No espetáculo, os bonecos criados pelo BuZum! contam uma história de amor que atravessa os tempos. Para agradar a sua amada, o protagonista cria diversos meios de transporte para chegar à Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor. Os personagens fazem uma viagem no tempo, atravessando desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, até a invenção da roda.
Criada por Beto Andreetta e Mari Gutierrez e com direção de Wanderley Piras, o espetáculo que ensina as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa conta com trilha sonora original assinada por César Maluf. O projeto conta com patrocínio da CCR AutoBAn e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
Educação
Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. “São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática”, conta Mariane.
Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.
BuZum!
A companhia mantém e desenvolve a premissa de unir o teatro à educação, tendo se apresentado em 520 escolas, num total de mais de 150 mil quilômetros rodados. Nos quatro anos em que está na ativa, e 4.450 apresentações na bagagem, o projeto conta com um público de cerca de 180 mil crianças e professores em 200 cidades.
Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original