Escolas municipais recebem BuZum! na segunda (8) e terça (9)

Publicada em 03/06/2015 às 14:41

Um ônibus reformado que percorre escolas, levando a magia do teatro de bonecos e conhecimentos aos alunos. Após se apresentar na Virada Jundiaí, no mês passado, a companhia BuZum! estaciona na próxima semana nas escolas municipais. Com o patrocínio da CCR AutoBAn, a companhia apresenta seu mais recente espetáculo “Máquinas”, nesta segunda (8) e terça-feira (9) nas escolas municipais Lázaro Mirante Duarte, na Vila Nova Jundiainópolis, e Geralda Berthola Facca, no Jardim do Lago. Em Jundiaí, a iniciativa tem apoio das secretarias de Cultura e Educação.

LEIA TAMBÉM
Estudantes plantam árvores em mineradora
Biblioteca promove palestra sobre crise hídrica
Educação socioambiental é tema de debate no Complexo Argos
3º Simpósio do Patrimônio: trabalhos poderão ser inscritos pela internet

Espetáculo 'Máquinas': história dos meios de transporte por meio do teatro de bonecos

Espetáculo ‘Máquinas’: história dos meios de transporte por meio do teatro de bonecos

“Máquinas” conta a história dos meios de transporte por meio do teatro de bonecos. No espetáculo, os bonecos criados pelo BuZum! contam uma história de amor que atravessa os tempos. Para agradar a sua amada, o protagonista cria diversos meios de transporte para chegar à Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor. Os personagens fazem uma viagem no tempo, atravessando desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, até a invenção da roda.

Criada por Beto Andreetta e Mari Gutierrez e com direção de Wanderley Piras, o espetáculo que ensina as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa conta com trilha sonora original assinada por César Maluf. O projeto conta com patrocínio da CCR AutoBAn e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Educação
Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. “São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática”, conta Mariane.

Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.

BuZum! estaciona na semana que vem em duas escolas municipais

BuZum! estaciona na semana que vem em duas escolas municipais

BuZum!
A companhia mantém e desenvolve a premissa de unir o teatro à educação, tendo se apresentado em 520 escolas, num total de mais de 150 mil quilômetros rodados. Nos quatro anos em que está na ativa, e 4.450 apresentações na bagagem, o projeto conta com um público de cerca de 180 mil crianças e professores em 200 cidades.

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/03/escolas-municipais-recebem-projeto-buzum/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original