Moradores da região do Cidade Nova debatem Plano de Segurança

Publicada em 08/06/2015 às 13:50

Os moradores dos bairros Cidade Nova 1, Jardim Tamoio e Vila Nambi conheceram na última quarta-feira (3) o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania. Foi a 16ª audiência pública realizada pela Prefeitura de Jundiaí para apresentar o plano à população. Esta semana, estão marcadas mais duas audiências: nesta segunda-feira (8), na região da Vila Comercial, e na quarta-feira (10), no Cecap, sempre a partir das 19h.

Cerca de 70 pessoas participaram da audiência no Cidade Nova. Entre elas a aposentada Marilene da Silva Butani, moradora no bairro há 27 anos. Ela conta que fez questão de participar da audiência, principalmente pela importância do tema. “A segurança é uma questão que interessa a todos. Eu acho muito interessante a Prefeitura realizar essas audiências para ouvir o povo”, disse.

LEIA TAMBÉM
Monitoramento: Placas informativas são instaladas
Plano de Segurança é apresentado para advogados da OAB

População da região participou da audiência

População da região participou da audiência

Ao seu lado, a aposentada Dirce da Silva reforçou que a população precisa participar desse debate. “É importante a gente opinar. Tudo que é trabalhado para o bem do povo e a gente puder colaborar, é interessante”, destacou.

O vereador Márcio Pentecostes, morador da região, também participou. “É essencial discutir com a população sobre as principais necessidades. E segurança é um tema bastante abrangente, com vários aspectos. É importante o governo estar alinhado com os interesses dos moradores.”

A apresentação do plano foi feita pelo coordenador executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, que tem comandado as audiências. Segundo ele, até agora cerca de 1.900 pessoas participaram e conheceram o plano. “Estamos recebendo muitas sugestões. E devemos incluir mais um desafio com a meta de reduzir os pancadões na cidade. Essa é uma demanda da população em vários bairros”, comentou.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Para que os moradores possam ter maior participação nos encontros, o GGIM modificou as datas e as audiências serão às segundas e quartas-feiras.

Segundo José Carlos Pires, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.

Além das metas já atingidaS, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Assessoria de Imprensa
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/08/moradores-da-regiao-do-cidade-nova-debatem-plano-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original