Buzum! faz apresentações gratuitas em Emebs
Publicada em 09/06/2015 às 18:03As secretarias de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária, e de Educação, em parceria com a AutoBAn, promoveram nesta terça-feira (9) uma série de espetáculos teatrais na Emeb Geralda Berthola Facca, no Jardim do Lago. As apresentações fazem parte do projeto Buzum, que é viabilizado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura. O teatro, estruturado em um ônibus, estacionou sua trupe em Jundiaí e trouxe para diversas crianças um pouco do mundo dos bonecos de fantoche e das sombras projetadas.
Ao todo, mais de 200 crianças assistiram ao espetáculo nesta terça-feira (9). Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária da Cultura, destacou a participação da Comissão Popular de Cultura na aquisição dos espetáculos. “O líder comunitário Claudiney Galdino nos apresentou esta demanda da necessidade de atividade cultural no bairro e nós acolhemos. Esse trabalho também amplia os bairros que são alcançados por ações da Secretaria de Cultura, como o São Camilo, Parque dos Ingás e Jardim Novo Horizonte”, explicou.
LEIA TAMBÉM
Plano de Educação entra em fase final de aprovação
Agentes de trânsito realizam mais de 80 ações no ‘Operação Escola’
Na segunda-feira (8), o projeto Buzum também esteve em outra escola da rede municipal, a Emeb Lázaro Miranda Duarte, no bairro Vila Nova Jundiainopolis. Cerca de 330 alunos assistiram ao espetáculo.
Criatividade
A atriz Daiane Baumgartner contou que a peça fala sobre a evolução dos meios de transporte por meio de um casal da pré-história na busca de um beijo que só pode acontecer na lua. “Esse trabalho possibilita que a criança conheça o ambiente teatral, em um palco sobre rodas.”
Sob a visão pedagógica, a professora Camila Fischa e a coordenadora Carolina Marcondes aprovam o projeto. “Eu adorei. É uma linguagem fácil e que atinge de maneira significativa os pequenos”, comentou Camila. Já Carolina salientou a importância de se conhecer novos espaços. “Para aqueles alunos que já conhecem o teatro é diferente, pois é dentro de um ônibus, mas para os que não conhecem, é uma forma mágica e superatrativa de conhecer.”
Os alunos enfileirados saíram do ônibus-teatro com sorrisos escancarados. Em mãos, seguravam um encarte recortável que, posteriormente, se tornaria um minipalco para teatro de sombras. Andreas, de 8 anos, contou sua parte favorita. “Eles faziam muitas coisas legais no tempo da caverna. Aprendi quando criaram as rodas”, disse. Já Giovana, também de 8 anos, exclamou: “Os bonecos queriam chegar até a lua de cavalo, trem, barco, carro, balão, avião e foguete. Eu assistiria de novo por que foi legal”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio
-
04/11/2024
8º FESTEJU chega ao fim com premiações na Sala Glória Rocha
-
04/11/2024
Cultura promove encontro para tirar dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc
-
03/11/2024
Orquestra apresenta no sábado (09) o sétimo concerto da temporada 2024 no Polytheama
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias
Baixe as fotos desta notícia na resolução original