Região da Vila Comercial debate Plano de Segurança

Publicada em 09/06/2015 às 15:31

A 17ª audiência sobre o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania foi realizada pelos moradores da Vila Comercial na última segunda-feira (8), na Emeb Aparecido Garcia. A audiência também engloba a Vila Maringá, Terra Nova, Santa Clara e Paiol Velho.

Entre os assuntos debatidos pelos moradores e representantes da Prefeitura, a iluminação pública foi questionada e esclarecida pelo diretor de Serviços Públicos, Marcelo Cardoso. “A iluminação faz parte do plano de segurança dos bairros. Temos mais de 45 mil lâmpadas em Jundiaí e diariamente 10 equipes de técnicos estão por todos os bairros trabalhando para que as demandas da população sejam atendidas e todos os pontos estejam em pleno funcionamento”, explicou Cardoso.

LEIA TAMBÉM
Monitoramento: Placas informativas são instaladas
Plano de Segurança é apresentado para advogados da OAB
Moradores da região do Cidade Nova debatem Plano de Segurança

População participa da audiência pública

População participa da audiência pública

Moradores há mais de 40 anos da Vila Comercial, Maria José Battiani e Agostinho Sartori participaram da reunião para estar por dentro das ações da Prefeitura acerca da segurança. “Vemos a ronda escolar da Guarda Municipal sempre presente no bairro e queremos que continue assim. É muito importante discutir sobre esse tema”, disseram.

A apresentação do plano foi realizada pelo coordenador executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, que tem comandado as audiências.

Participaram da audiência representantes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Educação. A próxima audiência será nesta quarta-feira (10), no Cecap, a partir das 19h.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Para que os moradores possam ter maior participação nos encontros, o GGIM modificou as datas e as audiências serão às segundas e quartas-feiras.

Segundo José Carlos Pires, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.

Além das metas já atingidaS, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

A próxima audiência está marcada para esta quarta-feira (10), no Cecap, às 19h

A próxima audiência está marcada para esta quarta-feira (10), no Cecap, às 19h

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/09/regiao-da-vila-comercial-debate-plano-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original