José Staneck é o convidado da Orquestra Municipal no sábado (20)

Publicada em 11/06/2015 às 17:43

A Orquestra Municipal de Jundiaí, mantida pela Secretaria de Cultura, faz apresentação especial gratuita no sábado (20), no Teatro Polytheama, às 20h. O concerto, o terceiro da temporada 2015, conta com participação do solista José Staneck, instrumentista de gaita.

O repertório será dividido em duas fases distintas. A primeira, com duas obras do romantismo, “Variações sobre um tema de Tchaikovsky”, do compositor Arensky, e “Serenata para cordas”, do próprio Tchaikovsky, uma das obras mais importantes do compositor.

Em um segundo momento entram as obras para gaita do solista Staneck, juntamente a orquestra, em uma mescla de compositores e estilos – Radamés Gnattali, Egberto Gismonti, Edino Krueger, Piazzolla e Heitor Villa-Lobos.

LEIA TAMBÉM
Cultura e Sesc discutem sistema de produção cultural
‘Trançando’ neste domingo (14) terá transporte gratuito

Gaitista José Staneck é solista convidado da Orquestra Municipal

Gaitista José Staneck é solista convidado da Orquestra Municipal

José Staneck utiliza elementos de diversos gêneros, que se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcantes. Em seu currículo está o título de Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atualmente, trabalha com diferentes formações em orquestras de câmera e já foi solista de diversas outras sinfônicas brasileiras e internacionais, ao lado de importantes maestros.

A diretora artística e regente da Orquestra Municipal de Jundiaí, Claudia Feres, destacou a importância de fundir as opostas vertentes musicais – erudito e popular – nas apresentações. “Acho que é importante trazer novidades para os concertos para não ficarmos repetindo sempre as mesmas obras de repertório.”

Claudia também falou sobre como a orquestra se molda aos gostos jundiaienses. “Tenho me comunicado mais com o público procurando fazer com que ele se sinta parte do processo de consolidação da Orquestra Municipal de Jundiaí. Quero que Jundiaí tenha orgulho desse trabalho”, enfatiza.

Heloísa Oliveira, diretora de Teatros da Secretaria de Cultura, ressaltou a dualidade inusitada do conceito proposto. “Essa apresentação é mais um dos pontos de destaque que a Orquestra Municipal trava entre o erudito e o popular. Se cria um diálogo interessante entre eles”.

Prestígio
A Orquestra Municipal de Jundiaí também participa com o mesmo repertório no 46º Festival de Inverno de Campos do Jordão, em 11 de julho. Heloísa enfatizou a importância do convite feito por Fábio Zanon, diretor artístico do festival. “É um reconhecimento muito grande da nossa qualidade termos sido convidados para um dos maiores festivais de música clássica do Brasil.”

O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro. Mais informações pelos telefones (11) 4586 – 2472 ou 4522 -0770.

Orquestra Municipal apresenta concerto no dia 20 de junho

Orquestra Municipal apresenta concerto no sábado (20)

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/11/gaitista-jose-staneck-e-solista-convidado-de-junho-da-orquestra-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original