Moradores da região do Cecap debatem Plano de Segurança

Publicada em 11/06/2015 às 13:59

O Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania foi apresentado em audiência pública, comandada pelo coordenador executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, na noite de quarta-feira (10), aos moradores dos bairros Cecap, Morada das Vinhas, Parque Centenário e Vista Alegre. Ao todo, já ocorreram 18 audiências, abrangendo cerca de 2 mil pessoas. As próximas serão na segunda (15), na Ponte São João, e na quarta-feira (17), no Eloy Chaves.

A comunidade da região do Cecap aprovou a iniciativa da Prefeitura em debater a segurança pública nos bairros. “É importante fazer esta discussão, ouvir os moradores sobre os problemas de segurança, principalmente nesta região que é muito populosa”, disse a agente operacional Aparecida Madalena da Silva, de 46 anos, residente no Morada das Vinhas. “Em 20 anos que moro aqui, é a primeira vez que participo de um debate como este.”

LEIA TAMBÉM
Região da Vila Comercial debate Plano de Segurança
Forças de segurança vão atuar nos 59º Jogos Regionais
Atenção à Mulher é destacada em reunião sobre segurança

Moradores aprovaram a iniciativa da Prefeitura de debater segurança público nos bairros

Moradores aprovaram a iniciativa da Prefeitura de debater segurança público nos bairros

Há 19 anos no Morada das Vinhas, o zelador João Batista Martins, 62 anos, também considerou a audiência positiva. “Segurança é fundamental e esta iniciativa da Prefeitura de ouvir a população é inédita, espero que traga bons resultados.”

O vereador Marcelo Gastaldo, morador no Cecap, também participou da audiência. “É uma oportunidade de a comunidade expor seus problemas e colaborar com sugestões para o Plano de Segurança.”

Uma das preocupações da população local é em relação à segurança dos jovens. Como sugestão, os participantes pediram o reforço do patrulhamento na entrada e saída das escolas e implantação de área de lazer. Pires lembrou que a Prefeitura deve entregar em breve o Bosque do Morada das Vinhas e o CEU das Artes no Jardim Vista Alegre, que vão atender a região. “A cada audiência surgem novas ideias e as sugestões da comunidade serão avaliadas pelo GGIM e o Conselho de Segurança e poderão ser incorporadas ao plano. Algumas delas, inclusive, já estão sendo executadas”, informou Pires.

Esef
Atendendo um convite da Escola Superior de Educação Física (Esef), o coordenador executivo do GGIM apresentou o Plano Municipal de Segurança e Cidadania aos funcionários e alunos da instituição. “O fato de apresentar o Plano para a Esef contribui para que alunos e professores tenham uma visão mais ampliada sobre segurança pública e abre espaço para que apresentem demandas, o que é fundamental”, destacou o diretor da Esef, Pedro Rocha Lemos.

Audiências
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Segundo José Carlos Pires, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Viviane Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/11/moradores-da-regiao-do-cecap-debatem-plano-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original