Jundiaí participa de etapa estadual de segurança alimentar

Publicada em 12/06/2015 às 12:54

Nove dos 12 delegados eleitos na conferência municipal em Jundiaí também foram indicados pela Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, na quarta-feira (10), na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para a etapa estadual. Além disso, a cidade passou a integrar a Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP).

Embora possa parecer distante do cotidiano, o tema é amplo e envolve desde o aperfeiçoamento da rotulagem de alimentos recomendado pelo Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (do Ministério da Saúde) até aspectos como apoio à produção local, a garantia da diversidade de alimentos e o atendimento social de grupos vulneráveis à fome.

LEIA TAMBÉM
Festival oferece 50 ‘sabores’ na Semana dos Namorados
Sexta no Centro agita o Dia dos Namorados na sexta (12)
Jundiaí é escolhida para sediar etapa do ‘Sabor de São Paulo’

Os representantes de Jundiaí na etapa regional: segurança alimentar na mesa

Os representantes de Jundiaí na etapa regional: segurança alimentar na mesa

A mobilização é parte da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” e que culmina em evento nacional no mês de novembro com representantes de todos os estados e contando entre seus integrantes com representantes indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais e a população em geral, além de convidados internacionais. A etapa estadual está prevista para agosto.

“Em Jundiaí, o conselho tem permitido uma troca de informações entre muitas entidades e setores que lidam com o assunto de formas diferentes, a partir das mudanças nacionais que em 2006 trouxeram a Lei Orgânica da Segurança Alimentar, além de ações como no Dia Mundial da Alimentação, em outubro de 2014, ou no Dia da Alimentação Saudável, em junho do mesmo ano”, destaca o diretor da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semads) e presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Paulo de Tarso Hebling Meira, que passa a integrar também a comissão estadual.

Os delegados de Jundiaí eleitos para a etapa estadual são, pelo poder público, também o titular da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, Florisvaldo Roberto, e a representante da Fumas, Sílvia Helena Donizete de Lima (além de Cláudia Regina Martins de Oliveira e Maria Lúcia de Oliveira Gonfinete, ambas da Semads, como suplentes).

Pela sociedade civil participam Marta Regina Spinace (professora da Escola Técnica Estadual Benedito Storani), José Ezequiel Borges de Lima (morador do Jardim das Tulipas) e Edilson Luiz da Costa (integrante do conselho do Idoso) como titulares. Na suplência, a professora Sueli Castaldo (ETECBS).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/12/jundiai-participa-de-etapa-estadual-de-seguranca-alimentar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original