Jardim Danúbio marca ciclo junino das festas de rua

Publicada em 14/06/2015 às 16:57

Com mais de 20 festas no mesmo dia na cidade, de acordo com levantamento informal da Prefeitura de Jundiaí, o bairro do Jardim Danúbio abrigou, na noite de sábado (13), uma das mais originais festas de rua. O evento recebeu a visita do prefeito Pedro Bigardi, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, e do vice-prefeito Durval Orlato com sua esposa, Maria Eugênia, na área recriada, como os antigos largos urbanos, em torno da praça da República.

“Esse ciclo junino continua em clubes, entidades, paróquias, casas ou grupos de amigos de Jundiaí. De forma um pouco diferente do que no passado, mas é importante termos os espaços de convívio onde as pessoas se relacionam”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Prefeito Pedro Bigardi destaca a importância do SUS
47ª Festa da Terra Nova chega ao fim com casa cheia
Prefeitura inaugura Centro Esportivo na Vila Comercial
Moradores da Nova Esperança realizam sonho de matrícula
Moradores recebem matrícula definitiva de casas na Vila Maringá

O clima junino marcou um dos eventos de vizinhança que marcam a cidade

O clima junino marcou um dos eventos de vizinhança que marcam a cidade

No caso desse bairro, tudo começou com o formato tradicional de festas em cada rua, até que a decisão de juntar esforços ganhou o apoio da maioria dos moradores. Neste ano, o evento chegou a 18ª edição. “Foram diversas diretorias, mas sempre com esse incentivo para continuar”, explica a presidente da associação de moradores, Andréa Bonamigo.

Até mesmo as barracas ganharam em parte a finalidade beneficente, com entidades e até terreiros convidados pelo grupo Sol da Cidadania. Mas moradores também aderiram para fazer espetinhos ou pipoca em seus quintais. A voluntária Heloísa Greppi destacou que incentivar os filhos a manter tradições é uma das motivações.

Uma quadrilha organizada por Pedro Giarola, os pedaços de bolo de Santo Antonio e até uma “emissora”, a Rádio Funga Funga (animada por Admilson e Favarin) mantinham a animação. Além de moradores, convidados e curiosos de outros bairros também compareceram. “Hoje é a melhor festa desse tipo”, arriscou o vice-prefeito Durval Orlato.

A Prefeitura apoia essas iniciativas com serviços como a interdição de ruas ou o desvio de itinerário de ônibus depois de autorizados.

O largo da praça da República ganhou o ambiente clássico das festas tradicionais

O largo da praça da República ganhou o ambiente clássico das festas tradicionais

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/14/jardim-danubio-marca-ciclo-junino-das-festas-de-rua/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original