Plenária de saúde debate propostas para Conferência Estadual

Publicada em 16/06/2015 às 17:04

No sábado, participantes foram divididos em grupos para discutir eixos temáticos

No sábado, participantes foram divididos em grupos para discutir eixos temáticos

A Plenária Municipal de Saúde de Jundiaí, na sexta-feira (12) e sábado (13), debateu os desafios da saúde na cidade e elegeu os 16 delegados que vão levar as propostas aprovadas para a etapa regional da 7ª Conferência Estadual de Saúde, marcada para 6 e 7 de julho, em Jaguariúna (SP).

Durante todo o sábado (13), mais de 70 pessoas participaram das atividades no Complexo Argos. Os participantes, representantes dos usuários, trabalhadores da saúde, dos prestadores e da administração pública, foram divididos em quatro grupos de trabalhos. Cada um debateu e elaborou propostas sobre dois eixos da 15ª Conferência Nacional.

LEIA TAMBÉM
Prefeito apresenta projeto da UPA da região Sul
FMJ e Prefeitura promovem evento sobre vitiligo
Prefeito inaugura Academia de Saúde no Santa Gertrudes

Ao todo, são oito eixos: direito à saúde, participação e controle social, valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamento do SUS e relação público-privado, gestão do SUS e modelos de atenção à saúde, informação, educação e política de comunicação do SUS, ciência, tecnologia e inovação no SUS e o eixo temático transversal, reformas democráticas e populares do Estado.

O diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Saúde, Edivaldo Alves Trindade, explica que a etapa regional envolve os 42 municípios da regional de Campinas. Ao todo, foram apresentadas 70 propostas em todos os eixos. Dessas, foram votadas duas de cada eixo que serão levadas para a etapa regional. “A plenária foi muito positiva, com participação efetiva e propostas relevante, que validam o trabalho que já vem sendo feito pela atual gestão da Saúde”, destaca Edivaldo.

Delegados
Durante a plenária também foram eleitos os 16 delegados que levarão as propostas. São oito representantes dos usuários: Eurico Gonçalves de Lima, Célia Regina de Moura Silva, Francisco Luiz de Menezes Silva, Rosemary Zanini, Sebastião Manoel dos Santos, Jaime Sant’Anna Pinto, Décio Brites e Candida Therezinha Rosa Brites; quatro de trabalhadores: Angelina Moda Machado, Lucas Gabriel Maltoni Romana, Ivone Alves Stephano e Roberto Tafarello; três gestores: Camila Kanbour, Luciana Surjus e Douglas Fini Silva; e um representante de prestadores de serviços de saúde Daniel Thomé Catalan.

Entre as propostas de caráter municipal, destaque para a aprovação da convocação de uma conferência municipal extraordinária específica para revisar e readequar a lei o regimento interno do Conselho Municipal de Saúde (Comus).

Entre as propostas de âmbito estadual, estão a ampliação de ofertas de cirurgias disponibilizadas pelo governo estadual, a ampliação de leitos secundários e terciários, a garantia de cofinanciamento da Secretaria de Saúde do Estado e a instalação de posto de dispensação de medicamento de alto custo com gestão da Secretaria de Estado em Jundiaí.

Abertura
A abertura da Plenária foi na sexta-feira (13) e contou com a participação do prefeito Pedro Bigardi e dos palestrantes Áquilas Nogueira Mendes, professor de Economia da Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, e de Kátia Maria Barreto Souto, diretoria do Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde.

O prefeito Pedro Bigardi participou da abertura, na sexta

O prefeito Pedro Bigardi participou da abertura, na sexta

Niza Souza
Fotos: Divulgação e Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/16/plenaria-de-saude-debate-propostas-para-conferencia-estadual/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original