Prefeito visita primeiras obras do Complexo Jundiaí
Publicada em 19/06/2015 às 14:52O prefeito Pedro Bigardi visitou as obras de pavimentação e drenagem da marginal do córrego da Walkíria, responsável por ligar a Marginal Norte da rodovia Anhanguera à avenida Prefeito Luiz Latorre, na manhã desta sexta-feira (19).
Essa é a primeira fase, iniciada em abril deste ano, das obras do Complexo Jundiaí, que prevê a construção das alças de acesso à rodovia Anhanguera e marginais. A etapa está sendo realizada por meio de contrapartida e contempla um trecho de 600 metros entre a rua do Retiro e a avenida Luiz Gonzaga Martins Guimarães.
“Tanto essa primeira fase quanto todo o Complexo Jundiaí são obras importantes, que vão melhorar o fluxo dos veículos. Mudaremos o panorama de acesso à cidade. É importante frisar que são obras que não são apenas para Jundiaí. Muda o trânsito local, dos acessos e principalmente na Anhanguera”, afirma o prefeito.
LEIA TAMBÉM
Conselho da Cidade recebe análise de governo
Regularização se aproxima a 600 mil metros quadrados
Conselho de Ciência e Tecnologia marca reunião para quinta (25)
A obra também prevê calçadas, guias, sarjetas, ciclovia, instalação de postes, rede de energia elétrica, sinalização e paisagismo. De acordo com o secretário de Obras, José Roberto Aprillanti Junior, a previsão é que esta primeira fase seja concluída em setembro.
“Todo projeto engloba as alças do acesso da Nove de Julho para a Anhanguera, o viaduto da avenida Osmundo dos Santos Pelegrini, que ligará ao acesso do córrego da Walkíria, além de uma outra ligação paralela ao existente entre a avenida Prefeito Luiz Latorre e bairro do Retiro”, explica.
Mobilidade
Junto com o Complexo Jundiaí, próximo ao córrego da Walkíria, futuramente passará o segundo trecho do BRT (trânsito rápido por ônibus), eixo leste-oeste, que liga o terminal central ao Almerinda Chaves.
“Esta obra ajuda a desafogar o trânsito em vias menores da região. O BRT também proporcionará uma melhora significativa ao transporte coletivo da cidade”, ressalta o secretário de Transportes, Wilson Folgozi.
O primeiro trecho do BRT, 4,25 quilômetros que ligam o Terminal Colônia (na região Leste da cidade) ao Centro, na Praça Rui Barbosa, foi entregue na Caixa Econômica Federal e a licitação da empresa deve ser liberada nos próximos 90 dias para o início das obras.
Para a construção do BRTem Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi já garantiu R$ 106 milhões junto ao governo federal e R$ 28,5 milhões de contrapartida da Prefeitura.
Também estiveram na visita os secretários de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; Comunicação Social, André Barros Leite; Relações Institucionais, Liráucio Tarini Júnior e chefe de Gabinete, Alan Piccolo.
Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
-
24/04/2024
Jundiaí assina acordo de cooperação com a cidade de Lanxi
-
18/04/2024
Em reunião no Paço, empresários conhecem projeto para Incentivo ao Esporte
Baixe as fotos desta notícia na resolução original