‘Cidades Emocionais’ são alvo das novas oficinas no Centro

Publicada em 23/06/2015 às 14:02

A nova oficina do Urbanismo Caminhável, projeto técnico e educativo da Prefeitura de Jundiaí, será realizada na tarde de sexta-feira (26) e na manhã de sábado (27) com um tema que parece curioso mas bastante familiar para as pessoas que convivem com os espaços públicos no seu cotidiano: “Cidades Emocionais”.

Os convidados são integrantes do Wikipraça, coletivo paulistano que desenvolve a técnica de mapeamento coletivo e propõe construir uma cartografia colaborativa e criativa do centro histórico de Jundiaí. Os facilitadores são Gustavo Seraphim e Bernardo Gutierrez.

LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega matrículas individualizadas no Água Doce
Conselho de Meio Ambiente recebe inscrição até terça (30)

Uma cidade mais voltada a pessoas é o alvo do projeto

Uma cidade mais voltada a pessoas é o alvo do projeto

“Tragam fotos, imagens e recortes que representem suas relações e histórias com o Centro. A partir desse material e dos relatos das pessoas vamos identificar e apontar no mapa os ícones, personagens, usos e costumes, problemas e conflitos, sonhos e desejos”, afirmam os idealizadores do projeto a todos os interessados em conhecer esse método, especialmente as diversas pessoas e grupos que sempre lutaram pela memória e pela vida dessa região.

O projeto, que tem sua base no contêiner-oficina da praça Governador Pedro de Toledo (no Largo da Matriz), já promoveu oficinas anteriores sobre marcenaria urbana, comportamento social em espaços públicos e construção de parklets, entre outras. Desta vez, as atividades serão a partir das 15h na sexta-feira (26) e a partir das 10h no sábado (27).

Os coletivos do Wikipraça já ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

No projeto Urbanismo Caminhável estão sendo desenvolvidos estudos detalhados sobre futuras melhorias em três trajetos no centro histórico (com o chamado “Índice de Caminhabilidade”, também compartilhado com técnicos locais) e aplicados testes de intervenções (chamados de prototipagem).

Workshops trabalham com propostas para melhoria de caminhabilidade

Workshops trabalham com propostas para melhoria de caminhabilidade

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/23/cidades-emocionais-sao-alvo-de-oficinas-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original