Encontro Internacional de Educação traz palestrantes da Itália
Publicada em 24/06/2015 às 18:11Com o tema “Documentação pedagógica: como tornar visível a infância e o papel do educador”, a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, em conjunto com a Unicamp, realiza em Jundiaí, no dia 15 de agosto, a segunda edição de seu Encontro Internacional. Como na primeira edição, o objetivo do evento é trazer referências internacionais na área de educação de qualidade e eficiente para o cotidiano das escolas.
Reggio Emilia é referência mundial em políticas públicas da infância, sendo assim considerada inclusive pela renomada Universidade de Harvard. A parceria com a Fundação já vem de longa data, desde 2009, quando Elena Giacopini, pedagogista da instituição italiana Reggio Children veio a Jundiaí para uma palestra na Fundação.
LEIA TAMBÉM
Bispo diocesano recebe o secretário de Educação
Projeto Cine Cultura chega à Emeb Judith Almeida
Educação mantém sete escolas abertas no recesso
Entendendo a escola como uma extensão do mundo, a Fundação vem em um movimento constante de ampliação nas parcerias internacionais. Para este ano, além das representantes italianas, o Encontro Internacional conta ainda com a participação de Maria Victoria Alfieri, diretora da escola Aletheia na Argentina e presidente da RedSolare Argentina, que abordará as distintas práticas para o ensino fundamental.
Sobre a parceria com a Unicamp, a professora Roberta Rocha Borges afirma que “o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas, da Unicamp, atua em outras frentes com a Fundação, entendendo que a teoria da universidade precisa dialogar com a prática escolar, tendo a Fundação como referência em várias frentes”.
A professora Ana Teresa Gavião Mariotti, diretora de formação da Fundação, acredita que a documentação é um tema contemporâneo, fundamental como instrumento de reflexão da prática pedagógica: “A documentação pedagógica serve para o planejamento do professor, avaliação da aprendizagem e comunicação com as famílias”, conta.
Programação
- das 9h às 11h – Abertura 1º Bloco: Projeto Educativo de Reggio Emilia ;
- das 11h às 11h20 – Pausa para o café;
- das 11h20 às 13h – 2º Bloco: Documentação pedagógica da Educação Infantil;
- das 14h30 às 16h – 3º Bloco: Documentação pedagógica do Ensino Fundamental.
Assessoria de Imprensa
-
28/12/2024
Em oito anos, Educação de Jundiaí recebe R$ 45 milhões em investimentos
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi