Jundiaí e Sorocaba empatam na liderança geral: 205 a 205

Publicada em 08/07/2015 às 22:46

A disputa pelo título geral dos 59º Jogos Regionais será acirrada até o último dia da competição. Nesta quarta-feira (8), Jundiaí e Sorocaba fecharam o dia empatados na classificação geral, com 205 pontos para cada cidade. Nos critérios de desempate, Sorocaba leva vantagem por ter conseguido 11 primeiros lugares contra 10 de Jundiaí.

A reação jundiaiense, que fechou a terça-feira (7) pontos atrás (187 a 180), veio com o atletismo, em que Jundiaí conseguiu a primeira colocação tanto no masculino quanto no feminino, e com o taekwondo, que, embora não tenha vencido, ficou à frente de Sorocaba. O taekwondo foi dominado por Louveira.

CONFIRA AS FOTOS DESTA QUARTA-FEIRA (8)

MAIS JOGOS REGIONAIS
Taekwondo fica em 2º no masculino e 3º no feminino
Xadrez tem desafio duplo contra Sorocaba no Uirapuru
Meninas atropelam veteranas do basquete de Mairinque

Vitória no atletismo colocou Jundiaí em igualdade de pontos com Sorocaba

Vitória no atletismo colocou Jundiaí em igualdade de pontos com Sorocaba

A terceira colocação no geral é de Itu, com 93 pontos, enquanto Louveira mantém vantagem apertada sobre Itupeva (78 a 76). A disputa neste bloco intermediário também é intensa. Boituva chegou a 76 pontos e São Roque, a 74.

Entenda a classificação
Ao contrário das Olimpíadas, em que o que vale são as medalhas de ouro, prata e bronze, a somatória de pontos nos Jogos Regionais do Interior depende sempre da colocação final de cada modalidade. É só ao final dela que são atribuídos os pontos, seguindo o seguinte critério: 1º – 9 pontos; 2º – 7; 3º – 6; 4º – 5; 5º – 4; 6º – 3: 7º – 2; 8º – 1. Todas as cidades que participam da disputa somam ainda 1 ponto de bonificação. Assim, a campeã fica com dez, a 2º com 8 e assim por diante. Mesmo as que não se classificam entre as oito primeiras também somam esse ponto extra caso tenham disputado.

As cidades são divididas por 1ª e 2ª divisões, sendo dez na 1ª e 45 na 2ª. Ao final dos dez dias de disputa, as duas últimas cidades da 1ª caem e as duas primeiras da 2ª sobem. No ano que vem, todas as modalidades de uma determinada cidade participam da disputa dependendo da divisão em que ela está.

A exceção fica para as cidades que terminaram em 1º ou 2º lugar por modalidade na 2ª ou no caso de uma determinada equipe ter ficado campeã na 1ª mas sua cidade ter sido rebaixada. Por isso que uma equipe, como a malha de Várzea Paulista, joga a 1ª Divisão, apesar de a cidade estar na 2ª.

Já a classificação para os Jogos Abertos não segue esse critério. As modalidades disputam a divisão em que a cidade se classificou. Um caso curioso é o handebol masculino. Jundiaí e Sorocaba fizeram a final, com ouro para Sorocaba e prata para Jundiaí. No entanto, só se saberá quem vai jogar a 1ª Divisão dos Abertos após definir qual a cidade campeã geral dos Jogos Regionais. Ou seja, mesmo perdendo, Jundiaí pode jogar a 1ª e Sorocaba, a 2ª.

Anelso Paixão
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/08/jundiai-e-sorocaba-empatam-na-lideranca-geral-205-a-205/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original