Centro das Artes alia acessibilidade e preservação
Publicada em 17/07/2015 às 15:49Atender as demandas da classe artística aliando às questões de acessibilidade e preservação patrimonial foi o principal desafio das equipes da prefeitura responsáveis pela elaboração do projeto de reforma do Novo Centro das Artes, construído juntamente com os conselhos municipais da Pessoa com Deficiência, de Cultura e do Patrimônio Cultural.
LEIA TAMBÉM
2º Encontro de Motociclistas vem com novidades
Centro histórico recebe pacote de obras e projetos
Prefeitura em Ação abre primeiro “parklet” da cidade
Na apresentação do projeto, a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, informou sobre as mudanças que serão feitas no prédio, que conta com 1300 metros quadrados de área construída e 2 mil metros quadrados de área total. Entre elas, estão a retirada das pastilhas da fachada, recuperando as características originais do prédio.
O saguão vai abrigar uma praça pública coberta, com espaço para manifestações culturais; bilheteria, cafeteria e banheiros adaptados. Atendendo um pedido do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), as treliças serão preservadas. Ainda no saguão, haverá duas novas salas de ensaio, ampliando a oferta de espaços para os artistas, e todas as paredes serão aproveitadas para exposição. Um dos diferenciais do projeto é a implantação de um miniteatro. “O miniteatro é uma demanda antiga dos movimentos culturais para atender espetáculos alternativos e com menor público”, informou Daniela.
No pavimento superior, estarão mais uma sala de ensaio, o foyer, Sala Glória Rocha e banheiros adaptados. Daniela lembrou que a Sala Glória Rocha foi fechada em 2013 pelo Corpo de Bombeiros por não atender as normas de segurança. “O projeto atual atende todas as exigências de segurança, com portas corta-fogo e revestimentos modernos.”
Os camarins também serão remodelados. O palco da sala aumentou mais um metro quadrado e a plateia sofreu um ajuste em razão das exigências de acessibilidade, garantida também pela presença de elevadores, rampas de acesso, piso tátil e banheiros adaptados.
Viviane Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
29/07/2026
Mês do Patrimônio Histórico: Caminhadas Mediadas leva público a conhecer a história industrial de Jundiaí neste sábado (1º) -
27/07/2026
Programação do Mês do Patrimônio destaca história, cultura e memória em Jundiaí -
24/07/2026
37º Encontro de Corais de Jundiaí recebe inscrições até 28 de agosto -
21/07/2026
Copa CEU das Artes encerra projeto ‘Férias no CEU’ com esporte, cultura e integração
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


