Centro histórico recebe pacote de obras e projetos

Publicada em 15/07/2015 às 16:52

Uma visita técnica liderada pelo prefeito Pedro Bigardi percorreu nesta quarta-feira (15) uma série de pontos do Centro em uma amostragem do grande número de ações em andamento nessa área de Jundiaí. O percurso incluiu a rua Barão de Jundiaí, o Largo da Matriz, a praça Ruy Barbosa, o Teatro Polytheama, o Escadão, a Ponte Torta e a Vila Argos.

“Além de projetos em execução, também tivemos contato com outros projetos em fase de elaboração e todos formam uma parte dos cuidados que temos voltado para a região central”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

CONFIRA AS FOTOS DO PREFEITURA EM AÇÃO NA REGIÃO CENTRAL

MAIS PREFEITURA EM AÇÃO
Posto policial na praça dos Andradas é novidade
Prefeitura em Ação começa com Sexta no Centro
Bigardi vistoria obra da Casa das Letras no Centro
Prefeito discute melhorias com moradores da Agapeama

Revitalização da Esplanada do Monte Castelo: ações no eixo histórico central

Revitalização da Esplanada do Monte Castelo: ações no eixo histórico central

A maioria dos pontos visitados integra o Plano de Reabilitação do Centro, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente em parceria com outras pastas do governo. A secretária Daniela da Camara Sutti afirmou que o plano busca a “escala humana” para o uso e convívio nessa área histórica da cidade.

Estiveram também na visita técnica os secretários: chefe de Gabinete, Alan Piccolo; de Transportes, Wilson Folgozi; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini; o o assessor especial para assuntos das coordenadorias, Vanderlei Victorino; o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, além de outros gestores e técnicos, além do vereador José Carlos Dias.

O programa Prefeitura em Ação na região central continua nesta quinta-feira (16), às 10h, com visita técnica ao Pronto-Atendimento (PA) Central e entorno.

Ainda nesta quinta-feira, às 19h, o prefeito apresenta o projeto do novo Centro das Artes. Estão programadas diversas atrações culturais, entre elas a apresentação do saxofonista Giuliano Neri e das companhias municipais de Teatro e de Dança. O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1.093.

Rua Barão de Jundiaí
A visita começou no trecho da rua Barão de Jundiaí entre as ruas Siqueira de Moraes e Coronel Leme da Fonseca, onde o projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente aponta uma futura extensão do calçadão atual com piso mais acessível para pessoas com mobilidade reduzida, floreiras e mobiliário urbano de convívio. As melhorias também estão desenhadas para o trecho entre a rua Siqueira de Moraes e a rua da Imprensa.

Comitiva visitou também o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa

Comitiva visitou também o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa

Largo da Matriz
O grupo passou pela praça Governador Pedro de Toledo, onde ocorrem iniciativas como a Sexta no Centro e o projeto Urbanismo Caminhável, que nesta sexta-feira (17) inaugura o primeiro parklet na cidade.

Praça Ruy Barbosa
Embora seja uma instituição comunitária, a visita incluiu o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa para intercâmbio sobre potencialidades de cooperação com a entidade criada em 1908 e com iniciativas como as sessões de contação de histórias para crianças nos próximos dois finais de semana.

Teatro Polytheama
A passagem pelo local mostrou os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para melhoria da caminhabilidade nesse trecho da região central, incluindo as ruas Barão de Jundiaí e Major Sucupira e soluções inovadoras para o estacionamento de veículos, além da redução de velocidade para a segurança compartilhada com pedestres ou ciclistas.

Intervenção será sobre 3 mil metros quadrados

Intervenção será sobre 3 mil metros quadrados

Escadão
A revitalização da Esplanada do Monte Castelo, que compreende o chamado “Escadão”, envolve a intervenção em 3 mil metros quadrados (um terço da borda verde total entre a Câmara e a Ponte Torta) com a retirada de 7 árvores exóticas de grande porte por outras 20 espécies nativas que vão ampliar a diversidade biológica e permitir um sistema de rampas para a acessibilidade universal, inclusive de pessoas com deficiência, entre as ruas Vigário J.J. Rodrigues e Barão de Jundiaí. No local também esteve o presidente da MPD, Mauro Dottori, que executa a obras como contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

Ponte Torta
A visita às obras finais do “mirante” e da praça rotatória em torno do monumento da Ponte Torta foi acompanhada pela notícia de que a obra em Jundiaí deve ganhar repercussão nacional com a classificação na etapa estadual do processo de Zeladoria e Conservação, do Instituto Sarasá, como finalista nacional do Prêmio Bernardo Melo Franco, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A notícia foi dada ao prefeito pelo especialista Toninho Sarasá, que também destacou as linhas da nova praça rotatória orientada pela equipe da Secretaria de Planejamento em contrapartida de EIV.

Parque do Guapeva
O circuito da visita técnica foi completado na Vila Argos, ao lado do rio Guapeva, onde o plano de parque urbano entre a rua Vigário João José Rodrigues e a rua Prudente de Moraes, ao lado do rio, acabou sendo mostrado a diversos moradores com a perspectiva de uma reunião específica para todos mais adiante. O desenho envolve ciclovia, parque infantil, academia ao ar livre e centenas de árvores selecionadas para terem floradas ao longo de todo o ano e o projeto tem implementação prevista logo depois da Esplanada do Monte Castelo.

Projetos apontam valorização de meio ambiente e plantio de novas árvores nativas

Projetos apontam valorização de meio ambiente e plantio de novas árvores nativas

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/15/centro-historico-de-jundiai-recebe-pacote-de-obras-e-projetos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original