Secretaria de Educação anuncia conjunto de mudanças
Publicada em 17/07/2015 às 17:59O secretário de Educação, José Renato Polli, anunciou na manhã desta sexta-feira (17) um conjunto de mudanças na pasta. Entre elas está a instituição do Sistema Colegiado e Participativo de Gestão e a criação da Diretoria de Educação Inclusiva.
“São novidades que têm a ver com a linha pedagógica e com as diretrizes da Secretaria de Educação. Essas medidas também ocorrem em função do Plano Municipal de Educação (PME), aprovado no último mês”, informou o secretário durante reunião com diretores, assessores, supervisores e coordenadores no Centro de Capacitação do Complexo Argos.
LEIA TAMBÉM
Secretário de Educação faz balanço do trimestre
Educação de Jovens e Adultos tem inscrição prorrogada
Prefeitura recebe abertura do 5º Programa Clube do Bem-Te-Vi
2ª Semana de Educação Infantil de Jundiaí começa na segunda (20)
O Sistema Colegiado e Participativo de Gestão será composto pelo Núcleo de Gestão, o Grupo de Gestão e o Grupo de Gestão Ampliada, em que atuam membros como diretores, assessores especiais educacionais e supervisores, além do Núcleo de Gestão Participativa, que será integrado pelo Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação Deliberativo, gestores escolares, conselhos escolares e comitês e comissões de servidores da Educação.
“Temos como característica o diálogo e a construção coletiva da proposta, e é por isso que pensamos e instituímos esse sistema”, ressaltou Polli.
Nova diretoria
Dentro da reforma administrava, a Secretaria de Educação também passa a contar com a Diretoria de Educação Inclusiva. “Estamos nos adiantando a uma das metas do PME. A nova diretoria vai atuar em parceria com a Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, acrescentou o secretário.
Samanta Palmieri, bacharel em psicologia e especialista em terapia comportamental cognitiva pela Universidade de São Paulo (USP), é quem assume o cargo. Ela também é professora universitária, atuou durante 12 anos em instituições como a APAE de Jundiaí e de Várzea Paulista, além de desenvolver projetos de pesquisa com crianças com deficiência intelectual, ser supervisora clínica e infantil, e psicóloga clínica.
Para a especialista, integrar a Diretoria de Educação Inclusiva será uma nova experiência. “Estou lisonjeada com o convite. É uma nova experiência. Estou bastante motivada e espero contribuir bastante para o desenvolvimento das crianças da rede municipal de ensino e assessorar no trabalho realizado pelos professores. Jundiaí já deu passos grandes no processo de inclusão. É um município que tem trabalhado e cumprido a lei. Já estou me interando do que vem sendo feito, das necessidades e vou iniciar as conversas com a equipe para definirmos um projeto para o próximo semestre.”
A nova diretoria também vai contar com os professores especialistas Débora Regina Ferreira Cesaroni e Valdineia Aparecida do Nascimento, que ficarão na coordenação.
Outras novidades
O secretário de Educação ainda anunciou que o diretor de escola e professor universitário Marcel Ercolin Carvalho assume a assessoria especial de educação e vai atuar como gestor pedagógico; o supervisor de educação, Everton Carareto, assume a gestão do Centro de Informática; e a pasta ganha seis núcleos: Núcleo de Educação Sociocomunitária, Núcleo de Educação Socioambiental, Núcleo de Educação e Cultura Corporal; Núcleo de Arte e Educação; Núcleo de Educação e Língua Estrangeira e Centro de Imaginação e Estudos da Infância Moinhos de Vento.
Em junho, a pasta também promoveu mudanças na Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN) que passou a ter a professora Roseli Regina Gomes da Silva Pereira como diretora.
Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original