Secretaria de Educação anuncia conjunto de mudanças

Publicada em 17/07/2015 às 17:59

O secretário de Educação, José Renato Polli, anunciou na manhã desta sexta-feira (17) um conjunto de mudanças na pasta. Entre elas está a instituição do Sistema Colegiado e Participativo de Gestão e a criação da Diretoria de Educação Inclusiva.

“São novidades que têm a ver com a linha pedagógica e com as diretrizes da Secretaria de Educação. Essas medidas também ocorrem em função do Plano Municipal de Educação (PME), aprovado no último mês”, informou o secretário durante reunião com diretores, assessores, supervisores e coordenadores no Centro de Capacitação do Complexo Argos.

LEIA TAMBÉM
Secretário de Educação faz balanço do trimestre
Educação de Jovens e Adultos tem inscrição prorrogada
Prefeitura recebe abertura do 5º Programa Clube do Bem-Te-Vi
2ª Semana de Educação Infantil de Jundiaí começa na segunda (20)

O secretário Polli durante a apresentação da equipe

O secretário Polli durante a apresentação da equipe

O Sistema Colegiado e Participativo de Gestão será composto pelo Núcleo de Gestão, o Grupo de Gestão e o Grupo de Gestão Ampliada, em que atuam membros como diretores, assessores especiais educacionais e supervisores, além do Núcleo de Gestão Participativa, que será integrado pelo Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação Deliberativo, gestores escolares, conselhos escolares e comitês e comissões de servidores da Educação.

“Temos como característica o diálogo e a construção coletiva da proposta, e é por isso que pensamos e instituímos esse sistema”, ressaltou Polli.

Nova diretoria
Dentro da reforma administrava, a Secretaria de Educação também passa a contar com a Diretoria de Educação Inclusiva. “Estamos nos adiantando a uma das metas do PME. A nova diretoria vai atuar em parceria com a Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, acrescentou o secretário.

Samanta Palmieri, bacharel em psicologia e especialista em terapia comportamental cognitiva pela Universidade de São Paulo (USP), é quem assume o cargo. Ela também é professora universitária, atuou durante 12 anos em instituições como a APAE de Jundiaí e de Várzea Paulista, além de desenvolver projetos de pesquisa com crianças com deficiência intelectual, ser supervisora clínica e infantil, e psicóloga clínica.

Para a especialista, integrar a Diretoria de Educação Inclusiva será uma nova experiência. “Estou lisonjeada com o convite. É uma nova experiência. Estou bastante motivada e espero contribuir bastante para o desenvolvimento das crianças da rede municipal de ensino e assessorar no trabalho realizado pelos professores. Jundiaí já deu passos grandes no processo de inclusão. É um município que tem trabalhado e cumprido a lei. Já estou me interando do que vem sendo feito, das necessidades e vou iniciar as conversas com a equipe para definirmos um projeto para o próximo semestre.”

A nova diretoria também vai contar com os professores especialistas Débora Regina Ferreira Cesaroni e Valdineia Aparecida do Nascimento, que ficarão na coordenação.

Outras novidades
O secretário de Educação ainda anunciou que o diretor de escola e professor universitário Marcel Ercolin Carvalho assume a assessoria especial de educação e vai atuar como gestor pedagógico; o supervisor de educação, Everton Carareto, assume a gestão do Centro de Informática; e a pasta ganha seis núcleos: Núcleo de Educação Sociocomunitária, Núcleo de Educação Socioambiental, Núcleo de Educação e Cultura Corporal; Núcleo de Arte e Educação; Núcleo de Educação e Língua Estrangeira e Centro de Imaginação e Estudos da Infância Moinhos de Vento.

Em junho, a pasta também promoveu mudanças na Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN) que passou a ter a professora Roseli Regina Gomes da Silva Pereira como diretora.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/17/secretaria-de-educacao-anuncia-conjunto-de-mudancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original